ADM - Trabalho de Conclusão de Curso II

Código: FPA048

Carga Horária: 40 horas aula

Posição na Grade Curricular: 8º período

1. EMENTA (sumário resumo)

O trabalho de Conclusão de Curso tange à confecção do projeto de pesquisa, em toda sua plenitude, que compreende a questão da determinação e delimitação do tema – a revisão bibliográfica – leitura e documentação – compreensão de textos – orientação na elaboração do projeto, finalizando com a apresentação do trabalho.

2. OBJETIVOS

2.1. OBJETIVO GERAL:

Ao final, o aluno terá desenvolvido e apresentado seu TCC.

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Receber orientação na elaboração do projeto, finalizando com a apresentação do trabalho.

Confeccionar o projeto de pesquisa, determinando e delimitando o tema;

Fazer a revisão bibliográfica, leitura e documentação dos pontos que importam para o tema escolhido

3. METODOLOGIA DE ORIENTAÇÃO

Encontros dialogados, com a inclusão de plantões que objetivam reforçar a orientação.

4. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Conforme definido no Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso.

5. BIBLIOGRAFIA

5.1. BÁSICA:

BOOTH, Wayne C; COLOMB, Gregory G; WILLIAMS, Joseph M. A arte da pesquisa. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

MARTINS, G. de A. Guia para elaboração de monografias e trabalhos de conclusão de curso. São Paulo: Atlas, 2000.

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso. FACULDADE INSTITUTO PAULISTA DE ENSINO – FIPEN. 2009.

5.2. COMPLEMENTAR:

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2001

LUDWIG, Antonio Carlos  WILL. Fundamentos e Prática de Metodologia Científica.  Ed. Vozes, 2009.

MARTINS, Gilberto de Andrade; LINTZ, Alexandre. Guia para elaboração de monografias e trabalho de conclusão de curso. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2007.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22.ed. São Paulo: Cortez, 2002.

BRASIL. Resolução nº 4, de 13.07.2005, do Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Superior, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, bacharelado, e dá outras providências.

Livros e Periódicos da área de Administração utilizados no Curso.