RH - Teoria Geral da Administração

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

1o Semestre

Carga Horária Semanal:4 h/a                                    Carga Horária Semestral:80 h/a.

Objetivos:

Conhecer os atuais modelos de administração bem como os pressupostos que os sustentam, para aplicação nas empresas ou para melhor compreensão das organizações.

Ementa:

Para que o aluno incorpore a competência estabelecida para esta disciplina, serão abordados os conteúdos seguintes:

Evolução do pensamento administrativo. Fundamentos da Administração. Direção: conceito e natureza; autoridade e responsabilidade; delegação de autoridade; motivação, comunicação e liderança; qualidade de direção, processo de tomada de decisão. Administração Participativa. Controle: conceitos básicos. Padrão de desempenho, medida, interpretação de resultados, ações corretiva. Cronograma e orçamento: conceitos, pert/COM, orçamento. Administração por Objetivos, razões para uso. Coordenação: conceito, mecanismos e comunicação. Ambiente: Teoria dos Sistemas; Abordagem Contingencial; Visão Holística; Análise PFOA. Plano de Negócio. Tendências atuais da Administração: Qualidade total: Administração Japonesa, Gestão da qualidade total; Benchmarking; Aperfeiçoamento dos processos: Reengenharia, downzising. A Nova Administração: Administração Empreendedora; Organizações que aprendem; Globalização: definição, panorama geral, vantagens e riscos.

Básica

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração: edição compacta. 2ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

CERTO, C.S. Administração Moderna. 9 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração: da escola científica à competitividade na economia globalizada. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2000.

Complementar

CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração: abordagens prescritivas e normativas da Administração. 6.ed. v.1. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de.  Teoria Geral da Administração. Ed. Atlas, 2008.

TAYLOR, Frederick Winslow. Princípios de administração científica. 8ª ed. São Paulo: Atlas, 1995.  Arlindo Vieira Ramos (Tradução).

SILVA, Reinaldo O. da. Teorias da Administração. São Paulo: Pioneira, 2004.

MOTTA, Fernando C. Prestes. Teoria Geral da Administração: uma introdução. 22.ed. São Paulo: Pioneira, 2002. (Biblioteca de Administração e Negócios).