ADM - Teoria Geral da Administração I

Disciplina: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I

Código: FPA004.

Carga Horária: 80 horas aula

Posição na Grade Curricular: 1º período.

1. EMENTA (sumário, resumo)

Fundamentos da Administração: Definição de TGA e sua relevância ao curso. Conceito de Administração. Habilidades, Técnicas e Competências do Gestor. Papéis e Funções do Gestor. As organizações: Definição de Empresa e Objetivo. As organizações e seus sistemas. Funções da Administração. Recursos e objetivos das empresas. A empresa vista como um sistema; Níveis hierárquicos nas empresas. Teorias da Administração:  Idéias Centrais Aplicadas: Administração Científica; Fordismo; Administração Clássica; Teoria das Relações Humanas; Burocracia; Teoria Comportamental; Neoclássica; Administração por Objetivos.

Planejamento: Introdução e Importância; Natureza e Propósitos; Etapas; Métodos; Princípios; Fases. Tipos de Planejamento: Estratégicos, Táticos, Operacionais.

Organização Formal: Hierarquia – Autoridade e Responsabilidade; Departamentalização;

Órgão e critérios de Departamentalização. Centralização e Descentralização.

Fluxograma e Layout. Organograma. Fluxogramas.

2. OBJETIVOS

2.1. OBJETIVO GERAL:

O aluno conhecerá a administração e sua evolução histórica, seus principais colaboradores e estudiosos, tudo isso relacionado com a aplicabilidade prática, criando uma ligação entre as situações de ontem e de hoje. A Teoria Geral da Administração não deve ser vista como a história da Administração, mas como uma forma de relacionar situações e problemas vividos por empresas ontem que servem, hoje, como modelo.

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Conhecer os conceitos, as funções e as aplicações da Administração, utilizando técnicas simples para resolver problemas complexos das empresas.

3. METODOLOGIA DE ENSINO

Exposições dialogadas, com a inclusão de plantões que objetivam reforçar os conteúdos ministrados. Discussões estruturadas em grupo. Debates e Seminários.

4. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Exercícios práticos.Trabalhos em grupo. Avaliações em forma de provas, seminários, e outros.

5. BIBLIOGRAFIA

5.1. BÁSICA:

CERTO, C. S. Administração moderna. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração: edição compacta. 7ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 2004.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de.  Teoria Geral da Administração. Ed. Atlas, 2008.

5.2 - COMPLEMENTAR

CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração: abordagens prescritivas e normativas da Administração. 6.ed. v.1. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

COSTA, Paulo Moreira da et al. Taylorismo: após cem anos nada superou o modelo de Gestão? Rio de Janeiro: Qualitymark, 2009.

MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração: da escola científica à competitividade na economia globalizada. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2000.

SILVA, Reinaldo O. da. Teorias da Administração. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.

TAYLOR, Frederick Winslow. Princípios de administração científica. 8.ed. São Paulo: Atlas, 1995. Arlindo Vieira Ramos (Tradução).