ADM - Teoria Geral da Administração II

Disciplina: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO II

Código: FPA010.

Carga Horária: 80 horas aula.

Posição na Grade Curricular: 2º período.

1. EMENTA (sumário, resumo)

Direção: conceito e natureza; autoridade e responsabilidade; delegação de autoridade; motivação, comunicação e liderança; qualidade de direção, processo de tomada de decisão. Administração Participativa. Controle: conceitos básicos. Padrão de desempenho, medida, interpretação de resultados, ações corretiva. Cronograma e orçamento: conceitos, pert/COM, orçamento. Administração por Objetivos, razões para uso. Coordenação: conceito, mecanismos e comunicação. Ambiente: Teoria dos Sistemas; Abordagem Contingencial; Visão Holística; Análise PFOA. Plano de Negócio. Tendências atuais da Administração: Qualidade total: Administração Japonesa, Gestão da qualidade total; Benchmarking; Aperfeiçoamento dos processos: Reengenharia, downzising. A Nova Administração: Administração Empreendedora; Organizações que aprendem, (learning organization); Globalização: definição, panorama geral, vantagens e riscos.

2. OBJETIVOS

2.1. OBJETIVO GERAL:

O aluno conhecerá a administração e sua evolução histórica, seus principais colaboradores e estudiosos, tudo isso relacionado com a aplicabilidade prática, criando uma ligação entre as situações de ontem e de hoje. A Teoria Geral da Administração não deve ser vista como a história da Administração, mas como uma forma de relacionar situações e problemas vividos por empresas ontem que servem, hoje, como modelo.

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Conhecer os conceitos, as funções e as aplicações da Administração, utilizando técnicas simples para resolver problemas complexos das empresas.

3. METODOLOGIA DE ENSINO

Exposições dialogadas, com a inclusão de plantões que objetivam reforçar os conteúdos ministrados. Discussões estruturadas em grupo. Debates e Seminários.

4. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Exercícios práticos. Trabalhos em grupo. Avaliações em forma de provas, seminários, e outros.

5. BIBLIOGRAFIA

5.1. BÁSICA:

CERTO, C. S. Administração moderna. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração: edição compacta. 7ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 2004.

CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração: abordagens prescritivas e normativas da Administração. 6.ed. v.1. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

5.2. COMPLEMENTAR:

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração: da escola científica à competitividade na economia globalizada. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2000.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de.  Teoria Geral da Administração. Ed. Atlas, 2008

SILVA, Reinaldo O. da. Teorias da Administração. 1 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2008.

TAYLOR, Frederick Winslow. Princípios de administração científica. 8.ed. São Paulo: Atlas, 1995.

JUCIUS, Michael J.; SCHLENDER, Willian E. Introdução à Administração: elementos de ação administrativa. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1981.