RH - Tendências da Gestão Recursos Humanos

TENDÊNCIAS DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

4o Semestre

Carga Horária Semanal:2h/a                                   Carga Horária Semestral:40h/a

Objetivos:

O futuro Tecnólogo compreenderá que as organizações buscam alternativas para melhorar o seu desempenho e garantir a competitividade e que as pessoas são fundamentais nesse processo, razão pela qual as tendências na gestão de pessoas serão cada vez mais no sentido de harmonizar os interesses.

Ementa:

Para que o aluno incorpore a competência estabelecida para esta disciplina, serão abordados os conteúdos seguintes: Evolução do RH – visão tradicional e visão contemporânea; Novos cenários no mundo do trabalho; As consequências das transformações no mundo do trabalho; Gestão de pessoas no contexto atual e futuro; Planejamento estratégico e planejamento de RH; O impacto da globalização nos ambientes das organizações: - a gestão da inovação; A nova organização em Network; O aperfeiçoamento profissional e humano e a mudança no paradigma de emprego; Alianças estratégicas: empresa-ser humano detentor do conhecimento; A organização enxuta; Educação corporativa; A diversidade cultural; As competências humanas como fator de agregação de valor ao negócio da empresa; A preocupação das empresas com os prêmios de qualidade: critérios de excelência que privilegiam o ser humano; O marketing da imagem das empresas; Gestão de pessoas: uma responsabilidade social da liderança; O papel do líder na reengenharia pós-globalização; As novas ambiências e o perfil do líder facilitador para resultados; O novo papel dos profissionais da área de Recursos Humanos: parceiros estratégicos; Estratégias de defesa coletivas; Relações Étnico-raciais; O trabalho em equipes que se auto dirigem para a realização de objetivos comuns; O processo decisório em equipes que se auto dirigem; Líderes e liderados interagindo: aprendizado compartilhado e continuado; O líder coach e mentor.

Básica

DONNELLON, Anne. Liderança de equipes: escolha a equipe, comunique as metas, defina as funções, crie um clima de confiança : soluções práticas para os desafios do trabalho. 4 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

CHIAVENATO, I. Administração nos novos tempos. Editora Elsevier – Campus, 2004

PASCHINI, Selma. Estratégia: alinhando cultura organizacional e estratégia de recursos humanos à estratégia de negócio  a contribuição efetiva de recursos humanos para a competitividade do negócio . Rio de Janeiro: Qualitymark, 2009.

Complementar

BOOG, Gustavo G. Manual de Gestão de Pessoas e Equipes – Vol 1 – Estratégias e Tendências. 1ª ed. Gente, 2002.

DUTRA, Joel Souza. Gestão de Pessoas – Modelos, processos, tendências e perspectivas. 1ª ed. São Paulo: Atlas. 2002.

FLEURY, Maria Tereza Leme (Organizadora). As Pessoas na Organização. 4 ed. São Paulo, Editora Gente, 2002.

SILVA, Marco (Org.). Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2006. BRASIL. Ministério da educação.Orientações e ações para a Educação das Relações Étnico-raciais. Brasília: SECAD, 2006.