ADM - Sociologia Aplicada

  ADM - Sociologia Aplicada

 

Disciplina: SOCIOLOGIA APLICADA

Código: FPA003

Carga Horária: 80 horas aula

Posição na Grade Curricular: 1° período

1. EMENTA (sumário, resumo)

Antropologia geral, contemporânea e aplicada à Administração.  Cultura e indivíduo; Cultura e poder nas organizações. O diagnóstico da cultura organizacional. Sociologia geral e sociologia aplicada à Administração. Estratificação social. O indivíduo e a organização. Organização formal e informal. Processo de Organização do trabalho frente aos novos modelos de gestão. Mudança organizacional. Ideologia. O processo de globalização. Poder e burocracia.   Relações entre sindicatos, empresas, empregados: representatividade e negociação; Os recursos humanos sob uma perspectiva sociológica. A Administração e o Terceiro Setor.

2. OBJETIVOS

2.1. OBJETIVO GERAL:

A disciplina visa, com base no instrumental teórico da Sociologia Geral, iniciar o aluno na análise da realidade social. Terá como referência as principais características das teorias clássicas da Sociologia, suas categorias básicas, aspectos que envolvem o projeto de pesquisa social, visando sua posterior aplicação e relação com as análises da Sociologia do Trabalho. A Sociologia deve ser um instrumental para compreender sua relação com o outro nos grupos sociais, além da relação dele enquanto indivíduo, no trabalho e em sua profissão.

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Ao término do semestre, o aluno deverá poder:

Diferenciar a explicação de senso comum do pensamento científico sobre o social, permitindo-lhe perceber a realidade de forma crítica e criativa;

Relacionar a afirmação do Capitalismo Industrial ao advento da Sociologia, enquanto ciência, seu objeto de estudo e os principais tipos de relações sociais;

Compreender as principais características das teorias clássicas da Sociologia;

Estejam aptos a utilizar de maneira acurada as principais teorias da Sociologia no exercício de suas atividades profissionais.

3. METODOLOGIA DE ENSINO

As aulas serão ministradas a partir de aulas expositivas, com a inclusão de plantões que objetivam reforçar os conteúdos ministrados, discussões de textos e filmes, bem como atividades em grupos. Uma variedade de métodos de discussão será usada, com o objetivo de fortalecer os assuntos tratados. Os alunos terão de apresentar, ao longo do semestre, relatórios de discussões feitas em salas de aula, fichamentos e resenhas críticas.

4. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Provas escritas, ao final de cada bimestre. Atividades, como fichamentos de textos, resenhas e exercícios em sala de aula também serão objeto de avaliação e comporão a avaliação final. O objetivo das avaliações é valorizar e incentivar a participação do aluno em todas as atividades desenvolvidas ao longo do semestre. As avaliações são bimestrais.

5. BIBLIOGRAFIA

5.1 BÁSICA:

FLEURY, Maria Tereza Leme; FISCHER, Rosa Maria. Cultura e poder nas organizações. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1996.

IANNI, Octavio. Teorias da globalização. 13.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

LAKATOS, Eva Maria. Sociologia da administração: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: Atlas, 1997.

5.2. COMPLEMENTAR:

COSTA, Maria Cristina Castilho. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. São Paulo: Moderna, 1990.

DEMO, Pedro. Sociologia: uma introdução crítica. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1985.

FERNANDES, Florestan. Ensaios de Sociologia Geral e Aplicada. 3.ed. São Paulo: Pioneira, 1976. (Biblioteca Pioneira de Ciências Sociais).

FLEURY, Maria Tereza Leme; FISCHER, Rosa Maria. Cultura e poder nas organizações. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1996.

FRANCA, ANA CRISTINA LIMONGI. Comportamento Organizacional: Conceitos e Práticas,Saraiva: 2005.