RH - Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional

 

 RH - Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional

 

 

SEGURANÇA DO TRABALHO E SAÚDE OCUPACIONAL

3o Semestre

Carga Horária Semanal:2 h/a                                  Carga Horária Semestral: 40 h/a

Objetivos:

Conhecer os conceitos e as funções da Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional, atividades que garantem a qualidade de vida do trabalhador no ambiente interno das organizações.

Ementa:

Para que o aluno incorpore a competência estabelecida para esta disciplina, serão abordados os conteúdos seguintes: Gestão da Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional; A higiene do trabalho; Legislações trabalhista e previdenciária relacionadas à segurança e saúde no trabalho; Acidentes do trabalho e doenças profissionais: estatística, causas, conseqüências, análise, custos, prevenção; Riscos ambientais (físicos, químicos e biológicos): reconhecimento, avaliação e prevenção; Segurança no trabalho, aspectos preventivos, ergonomia e CIPA; Aspectos jurídicos da segurança e saúde ocupacional; Proteção da saúde no trabalho, conceitos e áreas envolvidas Serviço Especializado em Medicina do Trabalho; Integração entre as áreas de recursos humanos e Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional; Certificação do sistema de gestão em segurança e saúde ocupacional - OHSAS 18001 - e sua relação com o sistema de gestão ambiental - ISO 14001 e responsabilidade social - SA800); Relações Étnico-raciais.

Básica

EQUIPE ATLAS. Segurança e Medicina do Trabalho. 61a. edição. São Paulo: Atlas, 2007.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

SCHMIDT, Maria Luiza Gava. Uma perspectiva sociodramática sobre os determinantes do processo saúde-doença no trabalho. 1ª ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.

Complementar

BARBOSA Fº, Antonio Nunes. Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental. 1ª ed. São Paulo: Atlas, 2001.

CARDELLA, Benedito. Segurança do Trabalho e Prevenção de Acidentes: uma abordagem holística. 1ª ed. São Paulo: Atlas, 1999.

LIMONGI-FRANÇA, Ana Cristina.Qualidade de Vida no Trabalho ? QVT. 2ª 
ed. São Paulo: Atlas

PEREIRA, Ana Maria Benevides. Burnout – Quando o Trabalho Ameaça o Bem-estar do Trabalhador. 3ª ed. Casa do Psicólogo, 2011.

BRASIL. Ministério da educação. Orientações e ações para a Educação das Relações Étnico-raciais. Brasília: SECAD, 2006.