ADM - Responsabilidade Social

 

ADM - Responsabilidade Social

 

 

Disciplina: RESPONSABILIDADE SOCIAL

Código: FPA042

Carga Horária: 40 horas aula

Posição na Grade Curricular: 8º período

1. EMENTA (sumário, resumo)

História de formação da Responsabilidade Social das Empresas (RSE); principais aspectos do capitalismo contemporâneo;  debate sobre RSE como valor ou interesse; fundamentos da RSE; limites e possibilidades da RSE; estudo de casos; análise do Balanço Social das empresas; RSE como marketing ou assistencialismo; a RSE e os trabalhadores; a  RSE e as desigualdades sociais.

2. OBJETIVOS

2.1. OBJETIVO GERAL:

Fornecer aos alunos um panorama histórico da Responsabilidade Social das Empresas (RSE) no mundo e no Brasil. Analisar os exemplos de RSE através dos Balanços Sociais e atualizar sobre os últimos acontecimentos para a normalização da RSE no Brasil.

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Trabalhar com as definições de Responsabilidade Social das Empresas (RSE) e suas dimensões. Contribuir para uma reflexão crítica sobre os atuais modelos e o futuro da RSE no Brasil.

3. METODOLOGIA DE ENSINO

Exposição dialogada dos tópicos teóricos de aula, com a inclusão de plantões objetivando reforçar os conteúdos ministrados,  incentivando a participação do aluno em sala a partir de exemplos e reflexões geradas pelo conteúdo dado. Utilização de filmes como recurso didático e de reflexão do tema abordado. Capacitar o aluno para apresentação de seminários e trabalhos.

4. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação semestral constará de uma prova dissertativa relativa ao conteúdo teórico e um trabalho em grupo apresentado sob a forma de seminário com base nas experiências de RSE. Uma prova substitutiva contendo questões relativas ao conteúdo do semestre será aplicada com a finalidade de suprir a ausência do estudante em uma das provas anteriores ou substituir nota da prova de menor pontuação.

5. BIBLIOGRAFIA

5.1. BÁSICA:

ASHLEY, Patricia Almeida (Coord.) et al. Ética e responsabilidade social nos negócios. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

KARKOTLI, Gilson; ARAGÃO, SUELI DUARTE.  Responsabilidade Social Uma Contribuição à Gestão Transformadora das Org. 2ª ed. Vozes, 2007.

TACHIZAWA, Takeshy. Gestão ambiental e responsabilidade social corporativa: estratégias de negócios focadas na realidade brasileira. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2006.

5.2. COMPLEMENTAR:

COSTA, Eduardo Homem da. Fundamentos de Responsabilidade Social Empresarial. 1ª ed. Eduardo Homem, 2007.

INSTITUTO OBSERVATÓRIO Social empresarial: perspectivas para atuação sindical. Florianópolis: IOS, 2004.

MAIA, Paulo Leandro. Introdução à Ética e Responsabilidade Social. 1ª ed.  LEUD, 2007.

ROBLES JR. Antonio & BONELLI, Valério Vitor. Gestão da Qualidade e do Meio Ambiente: enfoque econômico, financeiro e patrimonial. São Paulo: Atlas, 2006.

TRANSFERETTI, José Antônio. Ética e Responsabilidade Social. Campinas: Alínea, 2010.

Código de Ética Profissional do Administrador. Disponível em: http://www.cfa.org.br/download/cgs0268.pdf