ADM - Responsabilidade Ambiental

 

ADM - Responsabilidade Ambiental

 

 

Disciplina: RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

Código: FPA043

Carga Horária: 40 horas aula

Posição na Grade Curricular: 8º período

1. EMENTA (sumário resumo)

Histórico. Relação homem/meio ambiente. Principais problemas ambientais atuais. Estratégia Empresarial e Meio Ambiente. Desenvolvimento sustentável dos negócios. Contabilidade e Valoração Ambiental. Interface empresa/comunidade. Gestão Tecnológica para produtos e processos. Aspectos legais ambientais. Auditoria Ambiental. Marketing Verde. Gestão de Pessoas e Meio Ambiente. Educação Ambiental. Sistemas de Gestão Ambiental.

2. OBJETIVOS

2.1. OBJETIVO GERAL:

Apresentar, refletir e discutir a inserção da variável ambiental na administração das empresas.

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Analisar criticamente o papel das empresas com relação ao meio ambiente.

Identificar a situação das empresas no que diz respeito ao uso dos recursos naturais.

Conhecer as ações de curto, médio e longo prazo que as empresas tomam em seus Sistemas de Gestão Ambiental.

Realizar estudos de caso e propor ações efetivas.

3. METODOLOGIA DE ENSINO

Exposições dialogadas, com a inclusão de plantões que objetivam reforçar os conteúdos ministrados. Discussões estruturadas em grupo. Palestra com profissional. Debates e Seminários.

4. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Relatórios e/ou exercícios práticos no decorrer do semestre.

Avaliação Prática: Estudo de Caso (50%)

Avaliação Teórica: Seminário em grupo, com temas a serem definidos (50%)

5. BIBLIOGRAFIA

5.1. BÁSICA:

DIAS, Genebaldo Freire. Pegada ecológica e sustentabilidade humana. São Paulo: Gaia, 2002. As dimensões humanas das alterações ambientais globais - um estudo de caso brasileiro (como o metabolismo ecossistêmico urbano contribui para as alterações ambientais globais).

TACHIZAWA, Takeshy. Gestão ambiental e responsabilidade social corporativa: estratégias de negócios focadas na realidade brasileira. São Paulo: Atlas, 2006.

VALLE, Cyro Eyer do. Qualidade Ambiental ISO 14000. São Paulo: SENAC, 2008.

5.2. COMPLEMENTAR:

CAVALCANTI, Clóvis (Org.). Desenvolvimento e natureza: estudos para uma sociedade sustentável. São Paulo; Recife, PE: Cortez; Fundação Joaquim Nabuco, 2003.

DANTAS, Marcelo Buzaglo & PILATI, Luciana Cardoso. São Paulo: Saraiva, 2011.

DIAS, Reinaldo. Marketing Ambiental. São Paulo: Atlas, 2007.

ROBLES JR. Antônio & BONELLI, Valério Vitor. Gestão da Qualidade e do Meio Ambiente: enfoque econômico, financeiro e patrimonial. São Paulo: Atlas, 2006.

SEIFFERT, Mari Elizabete Bernardini. Gestão ambiental: instrumentos, esferas de ação e educação ambiental. São Paulo: Atlas, 2010.

CFC. NBC T 15 - Normas Brasileiras de Contabilidade. Informações de Natureza Social e Ambiental. Brasília: CFC, Disponíveis no site: http://www.cfc.org.br/