RH - Relações Sindicais e Trabalhistas

RELAÇÕES SINDICAIS E TRABALHISTAS

3o Semestre

Carga Horária Semanal:2 h/a                                   Carga Horária Semestral:40 h/a.

Objetivos:

O futuro tecnólogo conhecerá a natureza das relações trabalhistas, sindicais e dos acordos no Brasil.

Ementa:

Para que o aluno incorpore a competência estabelecida para esta disciplina, serão abordados os conteúdos seguintes: As relações de trabalho no Brasil; O conflito trabalhista e suas formas de regulação; A negociação coletiva como forma de regulação; O movimento sindical brasileiro e suas características; Relações Étnico-raciais;

Básica

BRASIL. Consolidação das Leis do Trabalho (CLT): Decreto-Lei n. 5.452, de 02/05/2943, atualizado e acompanhado de Legislação Trabalhista Especial, Súmulas, Enunciados e Índices. 32. Ed. São Paulo: Saraiva 2005. Obra coletiva de autoria da Editora Saraiva com a colaboração de Antonio Luiz de Toledo Pinto, Marcia Cristina Vaz dos Santos Windt e Lívia Cespedes.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004

CHIAVENATO, Idalberto. Remuneração, benefícios e relações de trabalho, 6 ed. Barueri: Manole, 2009.

Complementar

BERNARDO, João. Transnacionalização do capital e fragmentação dos trabalhadores: ainda há lugares para os sidindicatos? 1 ed. São Paulo: Boitempo, 2000. (Mundo do Trabalho)

LAIMER, Adriano Guedes. O Novo Papel dos Sindicatos. 1ª ed. LTR. 2003.

POCHMANN, Marcio. O emprego na globalização: a nova divisão internacional do trabalho e os caminhos que o Brasil escolheu. 1ª ed. São Paulo: Boitempo, 2005. Mundo do Trabalho

PEARSON, Academia. Administração de Recursos Hunanos. 1ª ed. São Paulo: Pearson, 2010.

BRASIL. Ministério da educação. Orientações e ações para a Educação das Relações Étnico-raciais. Brasília: SECAD, 2006.