ADM - Psicologia Aplicada

 

 ADM - Psicologia Aplicada

 

 

EMENTA

Curso: Administração de Empresas

Disciplina: PSICOLOGIA APLICADA

Código: FPA014.

Carga Horária: 80 horas aula

Posição na Grade Curricular: 3º período

1. EMENTA (sumário, resumo)

O indivíduo e a organização. Comportamento Humano. Personalidade. Papéis e valores. Processos de Liderança. Tensão e Conflito. Feedback. Funcionamento e desenvolvimento de grupos. Teorias de Motivação. Sofrimento humano nas organizações.

2. OBJETIVOS

2.1. OBJETIVO GERAL:

Esta disciplina tem como objetivo geral, iniciar os alunos em estudos básicos de Psicologia e a capacitação para a utilização de conceitos e técnicas relacionadas; buscar progressivamente introduzi-los, também em elementos fundamentais da Psicologia Social e Psicologia do Trabalho, possibilitando refletirem sobre a condição psicossocial e sobre o trabalho na vida humana os quais o aluno utilizará como subsídio para assuntos correlatos em outras disciplinas, nos níveis de graduação e pós-graduação e no decorrer da vida profissional.

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Capacitar o estudante a identificar as diferenças entre Psicologia como Ciência e Psicologia do senso comum; aplicar os conceitos e técnicas relativas comportamento humano, percepção, personalidade, pensamento, motivação, funcionamento e desenvolvimento de grupos, papéis e valores e o “feedback” em diversas situações práticas relacionadas à área da administração e gerenciamento. Este objetivo específico é alcançado através da leitura, discussão e treinamento utilizando-se exemplos e exercícios com envolvimento de situações práticas, permitindo-lhe a leitura de alguns artigos que utilizam esses conceitos, assim como a execução de procedimentos elementares relativos ao reconhecimento da subjetividade e intersubjetividade, o conceito de trabalho, criatividade e qualidade de vida no trabalho (satisfação, sofrimento e doenças ocupacionais).

3. METODOLOGIA DE ENSINO

Aulas expositivas, com a inclusão de plantões que objetivam reforçar os conteúdos ministrados; leitura de textos; discussões de textos em sala de aula; exibição de filmes; oficinas de aplicação de conceitos e seminários.

4. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação constará de:

  • Participação em Aula (atividades em classe) = 10%
  • Prova Escrita Individual = 30%
  • Trabalho Escrito em Grupo/Seminário = 30%
  • Oficina Profissionalizante = 25%
  • Auto-avaliação = 5%

As provas serão realizadas em consonância com o Calendário Acadêmico.

5. BIBLIOGRAFIA

5.1. BÁSICA:

AGUIAR, Maria Aparecida Ferreira de. Psicologia aplicada à administração: uma abordagem interdisciplinar. São Paulo: Saraiva, 2005.

SKINNER B. F.  Ciência e Comportamento Humano. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

LINDA L. DAVIDOFF. Introdução à Psicologia. 3 ed. Editora: Makron Books, Ano: 2001.

5.2. COMPLEMENTAR:

SPERLING, Abraham P. Introdução à psicologia. São Paulo: Pioneira, 1999. (Pioneira Psicologia). Esméria Rovai (Tradução); Kenneth Martin (Editor consultivo).

MINICUCCI, Agostinho. Psicologia aplicada à administração. 5.ed. 1995.

STATT, David A. Introdução à psicologia. São Paulo: Harbra, 1978.

BERGAMINI, Cecília Whitaker. Psicologia Aplicada à Administração de Empresas: Psicologia do comportamento organizacional. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2008.

FIORELLI, José Osmir. Psicologia para Administradores: Integrando Teoria e Prática. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2001.