Com - Planejamento Estratégico e Marketing Global

 

Com - Planejamento Estratégico e Marketing Global

 

 

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E MARKETING GLOBAL

3o Semestre

Carga Horária Semanal:4 h/a                                  Carga Horária Semestral: 80  h/a

Objetivos:

Desenvolver no futuro gestor a habilidade para fazer o planejamento e a gestão estratégica de Marketing. 

Ementa:

Para que o aluno incorpore a competência estabelecida para esta disciplina, serão abordados os conteúdos seguintes: O ambiente de negócios em mudanças aceleradas; A competição no ambiente globalizado; Porque definir a  visão estratégica; As dimensões do Marketing; A mudança de paradigmas; A evolução da administração estratégica e sua natureza; O processo de planejamento e gestão estratégica; Análise do cenário; Diretrizes organizacionais; Formulação de estratégias: Plano estratégico de Marketing; Análise de estratégias de marketing para diversos segmentos de negócios.

Básica

KOTLER, Philip, KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing a Bíblia do marketing. 12ª edição. Prentice Hall Brasil, 2006.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho. Planejamento Estratégico. 24 ed. Atlas, 2007.

AAKER, David A.  Administração estratégica de mercado. Porto Alegre: Bookman, 2007.

Complementar

ALMEIDA, Martinho Isnard R. de. Manual de Planejamento Estratégico. 2a. ed com disquete. São Paulo: Atlas, 2003.

CHIAVENATO, Idalberto; SAPIRO, Arão. Planejamento Estratégico. Fundamentos e Aplicações. 1 ed. Campus, 2004.

LAS CASAS, Alexandre L. Administração de Marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. 1a. ed.  São Paulo: Atlas, 2006.

KEEGAN , Warren J. Marketing global. São Paulo:Prentice Hall, 2005.

MALHOTRA, Naresh K. Introdução à pesquisa de marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2005.