ADM - Planejamento e Gestão Empresarial

 

ADM - Planejamento e Gestão Empresarial

 

 

Disciplina: PLANEJAMENTO E GESTÃO EMPRESARIAL

Código: FPA 045

Carga Horária: 80 horas aula

Posição na Grade Curricular: 8° período

1. EMENTA (sumário resumo)

O novo ambiente de negócios e seus impactos no planejamento estratégico das organizações.

Evolução do planejamento. Planejamento e gestão estratégicos. Estratégia nas organizações, produtos/Serviços e clientes. Visão estratégica do negócio. Missão Institucional. Análise de cenários. Análise do ambiente interno, análise do ambiente externo. Modelo das 5 forças de Porter: Concorrentes, Substitutos, Novos Entrantes, Fornecedores e Compradores. Matriz de oportunidades X ameaças. Vantagens Competitivas. Visão do Futuro. Estratégias Competitivas. Tipos de estratégias empresariais frente ao cenário. O processo de elaboração do planejamento estratégico.

2. OBJETIVOS

2.1. OBJETIVO GERAL:

Ao final do curso, o aluno estará sensibilizado para a necessidade de a organização fazer seu planejamento estratégico como requisito para  sobrevivência em um ambiente globalizado.

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Conhecer os princípios do planejamento estratégico.

Compreender a análise de cenários interno e externo.

Conhecer o processo de elaboração do planejamento estratégico.

3. METODOLOGIA DE ENSINO

Exposições dialogadas, com a inclusão de plantões que objetivam reforçar os conteúdos ministrados. Discussões estruturadas em grupo. Debates e Seminários

4. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Relatórios e/ou exercícios práticos no decorrer do semestre.

Avaliação Prática: Seminários com temas a serem definidos.

Avaliação Teórica: Trabalho final.

5. BIBLIOGRAFIA

5. 1 BÁSICA

CHIAVENATO, Idalberto; SAPIRO, Arão. Planejamento Estratégico. Fundamentos e Aplicações. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

OLIVEIRA, Otávio J. Gestão Empresarial. São Paulo: Atlas, 2007

OLIVEIRA, Djalma de Pinho R.L. Planejamento Estratégico. São Paulo: Atlas, 2007.

5.2. COMPLEMENTAR:

DRUCKER, Peter F. Administrando em Tempos de Grandes Mudanças. São Paulo: Thomson Pioneira, 1996

KOTLER, Philip. Marketing Essencial: conceitos, estratégias e casos. 2 ed. Prentice Hall Brasil, 2004.LUSSIER, Robert N.; ACHUA, Christopher F. Leadership: theory, application, skill development. 2.ed. Austrália: Thomson, 2004.

MAXIMIANO, ANTONIO CESAR AMARU.  Administração de Projetos: Como Transformar Ideias em Resultados - Editora: Atlas, 2008.

WOOD JÚNIOR, Thomas (Coord.) et al. Gestão empresarial: o fator humano. São Paulo: Atlas, 2007.