PESQUISA DE MERCADO 4o Semestre Carga Horária Semanal:4h/a Carga Horária Semestral:80 h/a. Objetivos: Desenvolver no futuro gestor os conhecimentos necessários para que ele possa fazer pesquisa de mercado, tomar decisão e agir. Ementa: Para que o aluno incorpore a competência estabelecida para esta disciplina, serão abordados os conteúdos seguintes: Informações de Marketing; Sistema de amostragem e coletada de dados; O uso de técnicas estatísticas na análise dos resultados; Tipos de pesquisa; Planejamento, coleta de dados, análise, interpretação de dados, diagnóstico e relatório final; Ética em pesquisa de mercado; Sistema de informação de Marketing como ferramenta para a tomada de decisão e ação. Básica MALHOTRA, Naresh K., Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada, 4ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de marketing. Edição compacta. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2007. SAMARA, Beatriz Santos; MORSCH, Marco Aurelio. Comportamento do consumidor: conceitos e casos. São Paulo: Prentice Hall Brasil, 2005. Complementar CASTRO, Guilherme Caldas; PINHEIRO, Roberto Meireles; SILVA, Helder Haddad; NUNES, José Mauro Gonçalves. Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado. 3º ed. FGV, 2006. KOTLER, Philip, KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing a Bíblia do marketing. 12ª edição. Prentice Hall Brasil, 2006. RUTTER, Marina; ABREU, Augusto de. Pesquisa de Mercado. 1ª ed. Ática, 2007. MALHOTRA, Naresh K. Introdução à pesquisa de marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2005. SAMARA, Beatriz Santos; Barros, Jose Carlos de. Pesquisa de mercado: conceitos e metodologia. São Paulo, Pearson, Prentice Hall, 2007.Com - Pesquisa de Mercado