ADM - Metodologia de Pesquisa Científica

Carga Horária: 40 horas aula

Posição na Grade Curricular: 5º período

1. EMENTA

Introdução à Metodologia; diretrizes de leitura; Ciência e senso comum: a crise do paradigma científico; as distintas formas de conhecimento; História e estratégias do conhecimento científico; o papel do pesquisador; Ética e produção do conhecimento;  clássicos da Metodologia Científica; o trabalho científico; hipóteses, objeto e procedimentos; estrutura do Projeto de Pesquisa; Referências Bibliográficas; diretrizes para elaboração de uma Monografia; aspectos técnicos da redação de uma Monografia; regras de Citação de fontes primárias e secundárias; técnicas de Apresentação dos trabalhos.

2. OBJETIVOS

2.1. OBJETIVO GERAL:

Introdução às abordagens metodológicas mais importantes nas áreas de ciências humanas e ciências sociais aplicadas. A disciplina oferece um panorama abrangente dos principais referenciais teóricos na elaboração de trabalhos científicos. Fornecer conhecimento da relação da produção do conhecimento científico e o contexto histórico e social, assim como das possibilidades de transformação da realidade social pesquisada.

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Iniciar os alunos no pensamento científico, orientando-os para análise crítica dos diferentes procedimentos metodológicos abordados no curso. Proporcionar informações relativas à conceituação de ciência e seus objetivos. Capacitar o aluno a elaborar projetos e relatórios por meio do conhecimento de técnicas  e métodos de pesquisa

3. METODOLOGIA DE ENSINO

Exposição dialogada dos tópicos teóricos de aula, com inclusão de  plantões que objetivam reforçar os conteúdos ministrados, incentivando a participação do aluno a partir de exemplos e reflexões geradas pelo conteúdo dado.  Utilização de filmes como recurso didático e de reflexão do tema abordado. Capacitar o aluno para apresentação de seminários e trabalhos

4. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação semestral constará de uma prova dissertativa relativa ao conteúdo teórico. Um trabalho em grupo apresentado sob a forma de seminário e apresentação de um pré-projeto ao final do conteúdo prático de elaboração de pesquisa. Uma prova substitutiva contendo questões relativas ao conteúdo do semestre será aplicada com a finalidade de suprir a ausência do estudante em uma das provas anteriores ou substituir nota da prova de menor pontuação.

5. BIBLIOGRAFIA

5.1. BÁSICA

ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2005.

LUDWIG, Antonio Carlos  WILL. Fundamentos e Prática de Metodologia Científica.  Ed. Vozes, 2009.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2000.