ADM - Matemática

 

ADM - Matemática

 

 

Disciplina: MATEMÁTICA

Código: FPA001

Carga Horária: 80 horas aula

Posição na Grade Curricular: 1º período

1. EMENTA (sumário resumo)

A disciplina objetiva capacitar ao estudante para a aplicação dos conceitos e técnicas de álgebra, cálculo diferencial e integral em diversas situações práticas relacionadas à área da administração e gerenciamento. O conteúdo consiste em: Conjunto, funções, domínio, imagem e contradomínio, matrizes, determinantes, sistemas lineares, limite, derivada, integral.

2.1. OBJETIVO GERAL:

Esta disciplina tem como objetivo geral, o ensino e a capacitação para a utilização das técnicas de cálculo diferencial e integral, as quais o aluno utilizará em como subsídio para assuntos correlatos e outras disciplinas, em nível de graduação e pós-graduação e no decorrer da vida profissional. Para cumprir está meta principal, há mister de uma revisão dos conceitos da álgebra em nível de segundo grau  relacionados ao estudo das funções e suas aplicações práticas.

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Capacitar o estudante a aplicar os conceitos e técnicas de álgebra, cálculo diferencial e integral em diversas situações práticas relacionadas à área da administração e gerenciamento. Este objetivo específico é alcançado através do treinamento utilizando-se  exemplos e exercícios com envolvimento de situações práticas.               

3. METODOLOGIA DE ENSINO

Exposições dialogadas, com a inclusão de plantões que objetivam reforçar os conteúdos ministrados. Discussões estruturadas em grupo. Debates e Seminários.

4. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação semestral constará de quatro (4) listas de exercícios para entrega com data determinada, um (1) trabalho em grupo contendo um tema motivador no qual se espera a aplicação das técnicas de cálculo e duas (2) provas dissertativas e modulares. Uma prova substitutiva contendo questões relativas ao conteúdo do semestre será aplicada com a finalidade de suprir a ausência do estudante em uma das provas anteriores ou substituir nota da prova de menor pontuação. As provas serão realizadas em consonância com o Calendário Acadêmico. A média das listas de exercícios e a nota do trabalho em grupo terão peso (1) um, a média da prova terá peso (4) quatro. Todos os métodos de avaliação terão notas variando de zero (0) a dez (10).

5. BIBLIOGRAFIA

5.1. BÁSICA:

HOFFMANN, Laurence D.; BRADLEY, Gerald L. Cálculo: um curso moderno e suas aplicações. 7.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000. Ronaldo Sérgio de Biasi (Tradução).

MORETTIN, Pedro A.; HAZZAN, Samuel; BUSSAB, Wilton de O. Cálculo: funções de uma e várias variáveis. São Paulo: Saraiva, 2005.

SILVA, Sebastião Medeiros. Matemática para Cursos de Economia, Administração e Ciências Contábeis. 5.ed. v.1,  São Paulo: Atlas, 2007.

5.2. COMPLEMENTAR:

BRUNI, Adriano Leal; FAMÁ, Rubens. Matemática Financeira: com HP 12C e Excel. Inclui diversas aplicações, mais de 600 exercícios resolvidos e a Planilha MATFIN.XLS. São Paulo: Atlas, 2002.

CARVALHO, Luiz Celso Silva de. Matemática Financeira Aplicada. Rio de Janeiro: FGV, 2009.

GOLDSTEIN, L. J., LAY, D. C. e SCHNEIDER, D. I. Matemática Aplicada. 8.ed. Porto Alegre: Bookman, 2000.

SILVA. Luiza Maria Oliveira. MACHADO, Maria Augusta Soares. Matemática Aplicada à Administração, Economia e Contabilidade. São Paulo: Cengage, 2011.

TEIXEIRA, James; PIERRO NETTO, Scipione Di. Matemática Financeira. São Paulo: Makron Books, 1998. 134 p. il. ; 24cm. ISBN 85-346-0767-2.

TAN, S. T. Matemática aplicada à Administração e Economia. 5.ed. São Paulo: Thomson, 2001.