MARKETING DE VAREJO 3o Semestre Carga Horária Semanal:2 h/a Carga Horária Semestral:40 h/a. Objetivos: Conhecer os fundamentos do marketing de varejo para que o futuro gestor possa implementar estratégias nessa área. Ementa: Para que o aluno incorpore a competência estabelecida para esta disciplina, serão abordados os conteúdos seguintes: Varejo: conceito, tipos e tendências; Sistemas de informações de marketing e pesquisa de mercado: componentes, características e uso; Consumidor de varejo: características e comportamento de compra; Estratégias de marketing no varejo; Estrutura, planejamento e decisão sobre os produtos; Estratégias e objetivos da precificação e políticas de preços; Planejamento, estratégias e objetivos do marketing de varejo; Localização e canais de distribuição. Básica BERNARDINO, Eliane de Castro; PACANOWSKI, Mauro; KHOURI, Nicolau. Marketing de Varejo. 3 ed. São Paulo: FGV, 2008. LAS CASAS, Alexandre L. Marketing de Varejo. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2000. DAUD, Miguel; RABELLO, Walter; DAUD, Miguel. Marketing de varejo: como incrementar resultados com a prestação de serviços. Porto Alegre: Bookman, 2007. Complementar LAS CASAS, Alexandre L. Administração de Marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. 1a. ed. São Paulo: Atlas, 2006. PARENTE, Juracy. Varejo no Brasil: gestão e estratégia. 1ª ed. São Paulo: Atlas, 2000. ANGELO Cláudio Felisoni de; SILVEIRA, José Augusto G. da. Varejo Competitivo. Vol. 12. 1ª ed. São Paulo: Saint. Paul, 2007. NEVES, Marcos Fava; CASTRO, Luciano Thomé e CÔNSOLI, Matheus Alberto. Vendas: técnicas para encantar seus clientes. Porto Alegre: Bookman, 2007. DOIN, Eliane; SILLAS, Edson Paes. Marketing no varejo. Curitiba: IBPEX, 2007.Com - Marketing de Varejo