ADM - Marketing I

 

ADM - Marketing I

 

 

Disciplina: MARKETING I

Código: FPA032.

Carga Horária: 80 horas aula.

Posição na Grade Curricular: 6 º período.

1. EMENTA (sumário resumo)

Conceito de Marketing, administração de marketing, composto de marketing 4p’s e 4A’s, evolução do conceito de marketing, desafios de marketing no século XXI, ambiente de marketing, microambiente. Macroambiente, comportamento do consumidor, fatores que influenciam no comportamento do consumidor, comportamento de compra, processo de decisão de compra, Segmentação, formas de abordagem no mercado, etapas no processo de segmentação, potencial e demanda de mercado, estratégias de posicionamento do mercado, produto serviço, conceito e classificação, componentes ( marca, logotipo, logomarca, embalagem, rótulo, serviços e garantias) desenvolvimento de novos produtos/serviços, ciclo da vida do produto/serviço,  preço, estratégias de fixação de preços de novos produtos(preços por skimming, preços por penetração de mercado).

2. OBJETIVOS

2.1. OBJETIVO GERAL:

Ao final do curso, o aluno estará em condições de empreender ações, criar estratégicas, e implementar processos de comercialização e comunicação.

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Conhecer os fundamentos do marketing. Entender e saber lidar com um mercado competitivo.

Dominar as ferramentas  apropriadas ao desenvolvimento de  novos produtos e serviços.

3. METODOLOGIA DE ENSINO

Exposições dialogadas, com a inclusão de plantões que objetivam reforçar os conteúdos ministrados. Discussões estruturadas em grupo. Debates e Seminários

4. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Relatórios e/ou exercícios práticos no decorrer do semestre.

Avaliação Prática: Seminários com temas a serem definidos.

Avaliação Teórica: Trabalho final

5. BIBLIOGRAFIA

5. 1 BÁSICA

COBRA, Marcos. Administração de marketing. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1992

KOTLER, Philip, KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing a Bíblia do marketing. 12ª edição. Prentice Hall Brasil, 2006.

KOTLER, Philip. Marketing Essencial: conceitos, estratégias e casos. 2 ed. Prentice Hall Brasil, 2004.

5.2. COMPLEMENTAR:

BASTA, Darci et al. Fundamentos de marketing. 7. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

HOOLEY, Graham J; SAUNDERS, John A; PIERCY, Nigel F. Estratégia de marketing e posicionamento competitivo. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing: conceitos, exercícios e casos. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2001.

MCCARTHY, E. Jerome; PERREAULT JUNIOR, William D. Marketing essencial: uma abordagem gerencial e global. São Paulo: Atlas, 1997.

ROSENBLOOM, Bert. Canais de marketing: uma visão gerencial. São Paulo: Atlas, 2002.