ADM - Marketing II

 

 ADM - Marketing II

 

 

Disciplina: MARKETING II

Código: FPA038.

Carga Horária: 80 horas aula.

Posição na Grade Curricular: 7 º período.

1. EMENTA (sumário, resumo)

Estratégica de fixação de preços mix de produtos, estratégias de adequação de preços, distribuição tipos de canais, sistema vertical e horizontal de marketing, planejamento e gerenciamento do canal, distribuição física e logística, promoção, propaganda, promoção de vendas, relações públicas, venda pessoa, merchandising, estratégia de comunicação de marketing, Processo de uma comunicação eficaz, estabelecendo o orçamento total e mix de promoção, comunicação de marketing socialmente responsável.

2. OBJETIVOS

2.1. OBJETIVO GERAL:

Ao final do curso, o aluno estará em condições de empreender ações, criar estratégicas, e implementar processos de comercialização e comunicação.

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Conhecer os fundamentos do marketing. Entender e saber lidar com um mercado competitivo.

Dominar as ferramentas  apropriadas ao desenvolvimento de  novos produtos e serviços.

3. METODOLOGIA DE ENSINO

Exposições dialogadas, com a inclusão de plantões que objetivam reforçar os conteúdos ministrados. Discussões estruturadas em grupo. Debates e Seminários

4. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Relatórios e/ou exercícios práticos no decorrer do semestre.

Avaliação Prática: Seminários com temas a serem definidos.

Avaliação Teórica: Trabalho final

5. BIBLIOGRAFIA

5. 1. BÁSICA 

HOOLEY, G. J; SAUNDERS, J.A. e PIERCY, N.F – Estratégia de Marketing e Posicionamento Competitivo.  3 ed. Prentice Hall, 2001.
KOTLER, Philip, KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing a Bíblia do marketing. 12ª edição. Prentice Hall Brasil, 2006.
LAS CASAS, Alexandre L. Administração de Marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. 1a. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
 

5.2. COMPLEMENTAR:
BASTA, Darci et al. Fundamentos de marketing. 7. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.
KOTLER, Philip. Marketing Essencial: conceitos, estratégias e casos. 2 ed. Prentice Hall Brasil, 2004
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing: conceitos, exercícios e casos. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2001. 
MCCARTHY, E. Jerome; PERREAULT JUNIOR, William D. Marketing essencial: uma abordagem gerencial e global. São Paulo: Atlas, 1997. 
ROSENBLOOM, Bert. Canais de marketing: uma visão gerencial. São Paulo: Atlas, 2002.