ADM - Logistica e Gestão Cadeia de Suprimentos

 

ADM - Logistica e Gestão Cadeia de Suprimentos

 

 

Disciplina: LOGÍSTICA E GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

Código:FPA039

Carga Horária: 80 horas aula

Posição na Grade Curricular: 7º Período

1. EMENTA (sumário resumo)

Introdução (definições, fluxo físico e fluxo de informações, níveis de planejamento, decisões típicas). Simulação de cadeia de suprimentos. Planejamento agregado em cadeias de suprimentos. Nível de serviço, previsão de demanda em cadeias de suprimentos. Estratégias e administração de estoques em cadeia de suprimento. Modais de transporte. Movimentação e armazenagem de materiais. Sistemas logísticos. Portos, Aeroportos, Centros de Distribuição e Cross Dock. Embalagens e Equipamentos. Tecnologias e parcerias na cadeia de suprimentos. Governança e coordenação.  Avaliação de desempenho. Equilíbrio econômico e financeiro. Compras, Global Sourcing e Global Logistics. Logística reversa, logística de reparos e logística emergencial.

2. OBJETIVOS

2.1. OBJETIVO GERAL:

Ao final da disciplina, os alunos contemplarão toda a cadeia de suprimentos de forma a identificar e construir diferenciais competitivos que integrem as exigências dos clientes finais.

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Conhecer todo o processo desde a logística de suprimento até o fluxo informacional ou do fluxo de investimentos às alternativas organizacionais de governança das organizações envolvidas.;

Compreender o papel e a importância da logísitica e da gestão de cadeia de suprimentos.

Entender a economia das cadeias de suprimento com a incorporação de responsabilidades sociais e ambientais no fluxo ao cliente e no fluxo reverso.

3. METODOLOGIA DE ENSINO

Exposições dialogadas, com a inclusão de plantões que objetivam reforçar os conteúdos ministrados. Discussões estruturadas em grupo. Debates e Seminários.

4. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Relatórios e/ou exercícios práticos no decorrer do semestre.

Avaliação Prática: Seminários com temas a serem definidos.

Avaliação Teórica: Trabalho final.

5. BIBLIOGRAFIA

5.1. BÁSICA:
BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. São Paulo: Bookman Companhia Editora, 2006.
CHING, Hong Yuh. Gestão de estoques na cadeia de logística integrada: supply chain. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2001. 
NOVAES, Antônio Galvão. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição, Estratégia, Operação e Avaliação. 3 ed.Campus, 2007.
 

5.2. COMPLEMENTAR:
BALLOU, Ronald H. Logística empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física. São Paulo: Atlas, 1993. 
BOWERSOX, Donald J. Logística Empresarial.  São Paulo: Atlas, 2001.
CHRISTOPHER, Martin. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
CORRÊA, Henriquem. L.; GIANESI, Irineu G. N.; CAON, Mauro. Planejamento, programação e controle da produção: MRP II / ERP conceitos, uso e implantação. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2001.
MATTAR, Fauze Najib; SANTOS, Dilson Gabriel dos. Gerência de produtos: como tornar seu produto um sucesso. São Paulo: Atlas, 1999.