Com - Libras

 

Com - Libras

 

 

LIBRAS (optativa)

4o Semestre

Carga Horária Semanal:2h/a                                    Carga Horária Semestral:40 h/a

Objetivos:

Conceber que a diversidade entre as pessoas precisam de profissionais que tratem das questões referentes a Língua de Sinais Brasileira – LIBRAS; Capacitar a habilidade de reflexão sobre a questão das múltiplas linguagens, assim como a Gramática da Língua de Sinais; Fornecer habilidades para desenvolver as questões pertinentes ao ensino da Língua de Sinais.

Ementa:

A organização e o fortalecimento de subsídios teóricos e práticos aos formadores e multiplicadores da Língua de Sinais (nesse caso os intérpretes e profissionais que atuam em salas especiais e/ou inclusiva) estruturá-los de uma forma que possam se sentir mais seguros de seus trabalhos e abordagens pedagógicas sobre a surdez, de estudos na graduação.

Básica

BRASIL.DECRETO Nº 5626, de 22 de dezembro de 2005. Brasília.

AMARO, D. G. Educação Inclusiva. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006.

ALMEIDA, Elisabete Crepaldi; DUARTE, Patrícia Moreira. Atividades ilustradas em sinais de libras. São Paulo: Reinter, 2004.

Complementar

LIMA, P.A. Educação Inclusiva e Igualdade Social. São Paulo: Avercamp, 2006.

BRASIL.Ministério da Educação.Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros Curriculares Nacionais: Adaptações Curriculares.Secretaria de Educação Especial.Brasília:MEC/SEF/SEESP,1999.

LACERDA, Cristina B. F. de. Intérprete de libras: em atuação na educação infantil e no ensino fundamental. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010.

GESSER, Audrei. Libras? que língua é essa?: crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola, 2009.