RH - Leitura e Produção Textual

LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL

1o Semestre

Carga Horária Semanal: 2 h/a                        Carga Horária Semestral: 40 h/a

Objetivos:

Ser capaz de empregar com desembaraço a Língua Portuguesa nas diversas situações de comunicação.

Ementa:

Com o objetivo de estimular a competência comunicativa dos alunos, a disciplina aborda: leitura e produção de textos em Língua Portuguesa, análise e interpretação de textos, noção de texto, textos figurativos e temáticos, resumo, coesão textual, coerência textual e morfologia.

Básica

BAGNO, Marcos. Preconceito lingüístico: o que é, como se faz. 1 ed. São Paulo: Loyola, 1999.

MEDEIROS, João Bosco. Correspondência técnicas de comunicação criativa. 15ª ed. São Paulo, Atlas 2002.

DISCINI, Norma. A comunicação nos textos. São Paulo: Contexto, 2005.

Complementar

BECHARA, Evanildo. Gramática escolar da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004. Inclui encarte com respostas aos exercícios propostos.

GARCIA, Othon M. Comunicação em Prosa Moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 24.ed. Rio de Janeiro: FGV, 2004.

GOLD, Miriam. Redação empresarial: escrevendo com sucesso na era da globalização. 3.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

GUIMARÂES, Elisa. A articulação do texto. São Paulo: Ática, 2006.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. A Coesão Textual. São Paulo: Contexto, 2007.