Leitura e Produção Textual I

Disciplina: LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL I

Código: FPA011.

Carga Horária: 40 horas aula.

Posição na Grade Curricular: 2º período.

1. EMENTA (sumário resumo)

Com o objetivo de aprofundar a competência comunicativa dos alunos e a capacidade de empregar adequadamente a língua nas diversas situações de comunicação, a disciplina aborda:  análise e interpretação  de textos, noção de texto, textos figurativos e temáticos, resumo, interpretação de texto, coesão textual, coerência textual e morfologia.

2. OBJETIVOS

2.1. OBJETIVO GERAL:

Aprofundar a competência comunicativa dos alunos e a capacidade de empregar adequadamente a língua nas diversas situações de comunicação.

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1) Conhecer o discurso dissertativo; organização, elementos de coesão lógico-sintática.

2) Interpretar e criar textos adequados aos diferentes fins a que se destinam e levar o aluno a perceber que escrever bem implica dominar os múltiplos recursos lingüísticos.

3) Aprofundar o nível de leitura dos textos e interpretação; organização, elementos de coesão lógico-sintática;

4) Definir estratégias de produção textual: (inter) (intra) discursividade/textualidade.

5) Produzir alguns tipos de redação técnica.

6) Verificar a produção escrita e formar uma auto-análise da própria produção.

3. METODOLOGIA DE ENSINO

Aulas expositivas-participativas, com a inclusão de plantões que objetivam reforçar os conteúdos ministrados.

4. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Prova exercícios e fichamentos e/ou resenha.

5. BIBLIOGRAFIA

5.1. BÁSICA:

BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 1999.

MEDEIROS, João Bosco. Português Instrumental: para cursos de Contabilidade, Economia e Administração. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2000.

VIANA, Antonio Carlos Mangueira et al. Roteiro de redação: lendo e argumentando. São Paulo: Scipione, 2006.

5.2. COMPLEMENTAR

BECHARA, Evanildo. Gramática escolar da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna, 2010.

BOOTH, Wayne C.; COLOMB, Gregory G.; WILLIAMS, Joseph M. A arte da pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

GARCIA, Othon M. Comunicação em Prosa Moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 24.ed. Rio de Janeiro: FGV, 2004.

GOLD, Miriam. Redação empresarial: escrevendo com sucesso na era da globalização. 3.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.