Laboratório de Informática

O Laboratório de Informática tem como principal objetivo atender aos acadêmicos da Instituição no desenvolvimento de trabalhos e pesquisas referentes às disciplinas ministradas nos cursos regulares - Fundamental 1, 2 , Ensino Médio, Curso pré-vestibular e tecnológica Universitária, além de servir como suporte didático aos professores, quando necessário. Para uso pelos acadêmicos fica definido:

1. Horários
1.1. O Laboratório de Informática é livre para uso dos acadêmicos das 7h30 às 22h20. Aos sábados, o espaço ficará aberto em finais de semana alternados das 8h às 13h.
1.2. O laboratório de informática, quando usado em aula, permanecerá fechado aos demais discentes até o término (quando o professor sair), tendo o prazo máximo de uso até as 22h20.
1.3. Se não houver aula no Laboratório de Informática, este estará aberto  para uso dos alunos até as 22h20.
1.4 As reservas para utilização do laboratório de informática para uso durante a semana e aos sábados de manhã deverão ser feitas com 72 horas de antecedência e só será liberado com a presença de um estagiário do setor de informática, ou sob supervisão de um monitor da instituição.
1.5. Fica proibido a instalação de programas não homologados pela e para a instituição.

      É de responsabilidade do Setor de Informática zelar pelo funcionamento dos computadores e funcionalidade dos softwares instalados e prover um estágiário para dar suporte ao uso do equipamento.
    Fica a cargo dos estagiários prestar suporte na utilização dos equipamentos e dos softwares instalados no laboratório, com exceção de softwares específicos de cada disciplina que exigem um conhecimento inerente à área de atuação do professor. 
     
    2. Orientações aos alunos
2.1 Utilize os equipamentos  do laboratório de informática para uso acadêmico.
2.2 Sempre que possível, grave seus arquivos em um pen-drive ou mande uma cópia para o seu e-mail antes de sair do laboratório. 
2.3 Submeta os dados contidos em pen-drives e mp3 players a verificação de um programa de antivírus, antes de usá-los nos computadores da escola.
2.4 Solicite sempre auxílio dos estagiários, para esclarecer dúvidas em relação aos programas de cunho acadêmico e tenha em mente que, se o programa utilizado fugir ao escopo acadêmico, o suporte não será efetivado.
2.5 Quando houver aula em laboratório, é proibido o uso de computadores por alunos não matriculados naquela turma
2.6  Não é permitido comer (balas, chocolates, lanches, etc.), beber, fumar e utilizar celulares dentro do espaço.
2.7 Não é permitido utilizar a Internet para acessar sites de conteúdos pornográficos ou inadequados (mesmo vindos por e-mail).
2.8 Não é permitido utilizar a Internet para acessar sites de festas, fotolog´s, blog´s, relacionamentos, namoros, sites de comunidades (Orkut, Gazzag, etc.), ou sites de proxies que burlam as regras de segurança da instituição.
2.9 É expressamente proibida a instalação de softwares, hardwares e demais periféricos nos laboratórios sem autorização da coordenação do laboratório de informática, bem como, solicitar cópias de softwares sem licenças.
2.10 O espaço do laboratório constitui um ambiente de pesquisa e produção intelectual, não podendo o mesmo ser utilizado para jogos on-line, ou como sala de estudos. 
       
3. Orientações aos professores
3.1 As mesmas dos alunos;
3.2 Efetuar reservas de laboratório com pelo menos 72 horas de antecedência. Sem reservas, o professor poderá utilizar o espaço desde que esteja disponível, sendo que a coordenação do laboratório não se responsabiliza pela não funcionalidade de softwares específicos que não foram solicitados com antecedência.
3.2.1 A reserva do laboratório pelos professores pode ser feita diretamente com os estagiários no laboratório de informática;
3.2.2 Conferir horários de utilização do laboratório afixados próximo à porta de entrada.
3.3 A instalação de software específico deverá ser solicitada com, no mínimo, 72 horas de antecedência para evitar imprevistos. 
3.4 A solicitação para instalação de equipamentos multimídias no espaço do laboratório deverá ser feita junto ao setor encarregado, obedecendo aos prazos estipulados pelo mesmo.
3.5 Cobrar dos alunos o cumprimento do regulamento.
3.6 Comunicar problemas encontrados, solicitação de melhorias e ajustes, diretamente aos monitores do laboratório.
3.6 Ao encerrar a aula, orientar os alunos a efetuar “log-off” nos micro-computadores.
3.7 Até o encerramento de sua aula, o professor  presente é co-responsável pela integridade física de máquinas e mobiliário.

        
4. Orientações aos funcionários       
4.1 As mesmas dos alunos e professores (principalmente quando se refere ao uso do laboratório).
4.2 Funcionários de qualquer setor da instituição podem utilizar os laboratórios de informática e contar com o suporte da equipe dos laboratórios desde que esteja fora de seu horário de serviço e que o espaço não esteja sendo usado em aula.
4.3 Todas as regras e critérios aqui estabelecidos também se aplicam ao uso dos computadores em cada estação de trabalho da instituição.
4.4 Deve-se cumprir o regulamento dos laboratórios de informática.

5. Penalidades
5.1 O não cumprimento destas normas obrigará a coordenação a tomar medidas restritivas na  utilização do sistema, situação esta  que em nada beneficia os alunos, nem dignificaria a própria instituição.
5.2 Quaisquer problemas não relacionados nesse regulamento serão discutidos em conjunto com as coordenações e direção da instituição.
5.3 O Setor de Tecnologia de Informação estará à disposição para quaisquer esclarecimentos e irá solicitar obediência  às normas sempre que julgar necessário.


6. Da equipe responsável pelos Laboratórios
         Supervisão do setor de informática
         Reservas monitlab@intravinci.com.br
         e-mails: Informatica@anglovinci.com.br (Setor de Informática)
         Telefone: (11) 3133-5457