ADM - Jogos de Empresa

 

Disciplina: JOGOS DE EMPRESA

Código: FPA047

Carga Horária: 80 horas aula

Posição na Grade Curricular: 8º período

1. EMENTA (sumário resumo)

A disciplina discute e aborda temas que possibilitam a fundamentação necessária para o sucesso na escolha e implementação de novas estratégias e políticas de negócios. Utilizada como meio para implementar as estratégias estabelecidas pela organização. Possibilita visualizar os riscos envolvidos nos negócios, e conseqüentemente o impacto na tomada de decisão, através da análise de novos cenários. Análise ambiental dos stakeholders. Ferramentas de diagnóstico gerencial. Análise e Interpretação de estudos de caso. Casos de empresas brasileiras. Casos de empresas globais. Situações e Estratégia Empresarial (Simulações).

2. OBJETIVOS

2.1. OBJETIVO GERAL:

Ao final da disciplina, o aluno será capaz de definir e utilizar estratégicas e procedimentos inerentes à administração, discernindo as possibilidades oferecidas pelos modelos básicos de tomada de decisão.

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Conhecer a fundamentação necessária para o sucesso na escolha e implementação de novas estratégias e políticas de negócios;

Aprender a tomar decisões em ambientes competitivos mediante a realização de simulações empresariais.

3. METODOLOGIA DE ENSINO

Simulações empresariais e estudos de caso, com a inclusão de plantões que objetivam reforçar os conteúdos ministrados.

4. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Exercícios práticos. Trabalhos em grupo.

5. BIBLIOGRAFIA

5.1. BÁSICA:

5.1. BÁSICA:

GRAMIGNA, Maria Rita Miranda. Jogos de empresa. São Paulo: Makron Books, 1993.

STAREC, C. Gestão estratégica da informação e inteligência competitiva. 1 edição. São Paulo: Saraiva, 2006.

YOZO, Ronaldo. 100 jogos para grupos: uma abordagem psicodramática para empresas, escolas e clinicas. São Paulo, 1996.

5.2. COMPLEMENTAR:

GRAMIGNA, Maria Rita. Jogos de Empresa. São Paulo: Prentice Hall Brasil, 2007.

LUPERINI, Roberto. Dinâmicas e Jogos na Empresa. São Paulo: Vozae, 2008.

PEREIRA, J. C; VALENE, P. G; CAMARIM, E. L; ROCHA, J. L. C. A arte de comprar e vender empresas. São Paulo; Campus, 2006.

SAUAIA, Antônio Carlos Aidar. Laboratório de Gestão: Simulador Organizacional. São Paulo: Manole, 2010.

TZU, Sun & GAGLIARD, Gary. Arte da Guerra; A Arte das Pequenas empresas. São Paulo: Makron Books, 2007.