ADM - Ingles para Administradores II

 

ADM - Ingles para Administradores II

 

 

 

Disciplina: INGLÊS PARA ADMINISTRADORES II

Código: FPA012.

Carga Horária: 40 horas aula.

Posição na Grade Curricular: 2º período.

1. EMENTA (sumário resumo)

Desenvolver, nos alunos, as habilidades lingüísticas seguintes: ler, ouvir (compreender) e falar em língua inglesa. A aprendizagem terá como foco estruturas básicas da língua inglesa para comunicação cotidiana e informal e o desenvolvimento de competências de leitura instrumental de textos com conteúdos variados. Além do desenvolvimento de autonomia e autodisciplina com relação ao seu aprendizado. Aprender estruturas, vocabulário, gramática e pronúncia relacionada as seguintes capacidades: ouvir, falar, escrever. O conteúdo aborda: Dar direções.

Pedir algo emprestado, Apresentar-se, Comprar e vender, Comunicar-se informalmente: lazer, música, filmes e programas de TV, descrever rotina pessoal e de trabalho, falar sobre o seu trabalho e o de outra pessoa, falar sobre preferências, família, colegas, fazer o pedido em um restaurante, pagar a conta, gorjeta, menu, fazer planejamento, marcar reuniões, compromissos, almoço (fazer reservas) e negociar.

2. OBJETIVOS

2.1. OBJETIVO GERAL:

Desenvolver, nos alunos, as habilidades lingüísticas seguintes: ler, ouvir (compreender) e falar em língua inglesa. A aprendizagem terá como foco estruturas básicas da língua inglesa para comunicação cotidiana e informal e o desenvolvimento de competências de leitura instrumental de textos com conteúdos variados.

Além do desenvolvimento de autonomia e autodisciplina com relação ao seu aprendizado

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Conscientizar-se das estratégias lingüísticas que pode utilizar para aprender uma segunda língua: memória, compensação e meta-cognição.

Aprender estruturas, vocabulário, gramática e pronúncia relacionada as seguintes capacidades: ouvir, falar, escrever e ler.

Utilizar estratégias de leitura instrumental para ler textos, encontrar respostas especificas em um texto (scanning); compreender a idéia geral de um texto (skimming, associação).

Realizar tarefas de leitura e interpretação e ampliar vocabulário seguindo as orientações do professor.

3. METODOLOGIA DE ENSINO

Aulas expositivas, com a inclusão de plantões que objetivam reforçar os conteúdos ministrados. Exercícios que promovam o desenvolvimento das capacidades de ouvir, falar, escrever e ler.

4. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Exercícios periódicos e avaliações trimestrais.

5. BIBLIOGRAFIA

5.1. BÁSICA:

ASHER, Allen & SASLOW, Joan. Top Notch TV - DVD 1. Pearson Education, Inc. 2006.

COTTON, David; FALVEY, David; KENT, Simon. Market Leader: course book - elementary business english. Essex: Pearson / Longman, 2004.

MURPHY, Raymond. Essential grammar in use: a self-study reference and practice book for elementary students of english; with answers. 2.ed. New York: Cambridge University Press, 1998.

5.2. COMPLEMENTAR:

MARTINEZ, Ron. Como dizer tudo em inglês: livro de atividades: o livro de exercícios para você treinar conversação. 6.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

MELHORAMENTOS. Michaelis Inglês - Gramática prática. São Paulo: Melhoramentos. 2008.

MUNHOZ, Rosângela. Inglês instrumental: estratégias de leitura: módulo I. v.1. São Paulo: Textonovo, 2000.

SOUZA, Adriana Grade Fiori et al. Dicionário de inglês corporativo São Paulo: DISAL, 2006.

TENNANT, Adrian. Skyline 1: grammar resource book. Oxford: Macmillan, 2004.