ADM - Inglês para Administradores I

 

ADM - Inglês para Administradores I

 

 

Disciplina: INGLÊS  PARA ADMINISTRADORES I

Código: FPA006.

Carga Horária: 40 horas aula.

Posição na Grade Curricular: 1º período.

1. EMENTA (sumário resumo)

Desenvolver, nos alunos, as habilidades lingüísticas seguintes: ler, ouvir (compreender) e falar em língua inglesa. A aprendizagem terá como foco estruturas básicas da língua inglesa para comunicação cotidiana e informal e o desenvolvimento de competências de leitura instrumental de textos com conteúdos variados. Além do desenvolvimento de autonomia e autodisciplina com relação ao seu aprendizado. Aprender estruturas, vocabulário, gramática e pronúncia relacionada às seguintes capacidades: ouvir, falar, escrever. O conteúdo aborda: aceitar e recusar um convite, apresentar-se, convidar alguém, cumprimentar, dar e pedir informações sobre nacionalidade, descrever características físicas e estado de espírito, descrever suas habilidades,  informar o numero do telefone e tomar notas, expressar preferências e opinião, falar sobre seu dia a dia, falar sobre sua profissão e para quem trabalha, nomear objetos de trabalho de escritório e pedir desculpas.

2. OBJETIVOS

2.1. OBJETIVO GERAL:

Desenvolver, nos alunos, as habilidades lingüísticas seguintes: ler, ouvir (compreender) e falar em língua inglesa. A aprendizagem terá como foco estruturas básicas da língua inglesa para comunicação cotidiana e informal e o desenvolvimento de competências de leitura instrumental de textos com conteúdos variados.

Além do desenvolvimento de autonomia e autodisciplina com relação ao seu aprendizado

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Conscientizar-se das estratégias lingüísticas que pode utilizar para aprender uma segunda língua: memória, compensação e meta-cognição.

Aprender estruturas, vocabulário, gramática e pronúncia relacionada as seguintes capacidades: ouvir, falar, escrever e ler.

Utilizar estratégias de leitura instrumental para ler textos, encontrar respostas especificas em um texto (scanning); compreender a idéia geral de um texto (skimming, associação).

Realizar tarefas de leitura e interpretação e ampliar vocabulário seguindo as orientações do professor.

3. METODOLOGIA DE ENSINO

Aulas expositivas, com a inclusão de plantões que objetivam reforçar os conteúdos ministrados. Exercícios que promovam o desenvolvimento das capacidades de ouvir, falar, escrever e ler. 

4. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Exercícios periódicos e avaliações trimestrais.

5. BIBLIOGRAFIA

 

5.1. BÁSICA:

BARNARD, Roger & ZEMACH, Dorothy. Writing for the Real World – an introduction to General Writing – vol 1. OUP; Oxford University Press. 2004.

COTTON, David; FALVEY, David; KENT, Simon. Market Leader: course book - elementary business english. Essex: Pearson / Longman, 2004.

MURPHY, Raymond. Essential grammar in use: a self-study reference and practice book for elementary students of english; with answers. 2.ed. New York: Cambridge University Press, 1998..

5.2. COMPLEMENTAR:

MARTINEZ, Ron. Como dizer tudo em inglês: livro de atividades: o livro de exercícios para você treinar conversação. 6.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

MELHORAMENTOS. Michaelis Inglês - Gramática prática. São Paulo: Melhoramentos. 2002.

MUNHOZ, Rosângela. Inglês instrumental: estratégias de leitura: módulo I. v.1. São Paulo: Textonovo, 2000.

SOUZA, Adriana Grade Fiori et al. Dicionário de Inglês corporativo São Paulo: DISAL, 2006.

TENNANT, Adrian. Skyline 1: grammar resource book. Oxford: Macmillan, 2004.