ADM - Informática Aplicada

 

ADM - Informática Aplicada

 

 

Disciplina: INFORMÁTICA APLICADA

Código: FPA002.

Carga Horária: 80 horas aula

Posição na Grade Curricular: 1º período

1. EMENTA (sumário resumo)

Histórico da Informática e Evolução dos computadores e aplicações. Arquitetura de hardware e software. Sistemas Operacionais: MS-DOS, Windows e Linux. Ambiente Gráfico Windows e Linux. Internet: tecnologia, uso e recursos disponíveis. Aplicativos para Escritório (MS-Office e Open Office): Processador de texto: Ms Word e Open Office Writer. Editor Planilha Eletrônica: Ms Excel e Open Office Calc. Gerador de Slides (Apresentação): Ms Power Point e Open Office Impress. Noções gerais de Bancos de Dados: dados, informação, registro, arquivo, estruturação de banco de dados, etc. Recursos de Aplicações para EaD.

2. OBJETIVOS

2.1. OBJETIVO GERAL:

Durante o decorrer do ano letivo, o aluno deverá gradualmente obter condições de:

Entender e utilizar os diversos hardwares e softwares abordados pela disciplina e o seu potencial para a administração, bem como aplicar no seu dia-a-dia profissional, acadêmico e pessoal os conceitos apresentados e as ferramentas estudadas.

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Conhecer os conceitos, as funções e as aplicações da informática e tecnologia e adequá-los para uso, utilizando-os como ferramenta que valoriza seu perfil profissional e pessoal.

3. METODOLOGIA DE ENSINO

Exposições dialogadas, com a inclusão de plantões que objetivam reforçar os conteúdos ministrados. Discussões estruturadas em grupo. Debates e Seminários. Aulas práticas em laboratório de informática

4. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Avaliações práticas e teóricas. Atividades individuais e em grupo. Relatórios e/ou exercícios práticos.

5. BIBLIOGRAFIA

5.1. BÁSICA:

GARCIA, Marcus. Informática Aplicada a Negócios. 1ª ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2005

KARIM GIZELLE GONZALEZ, Integração Microsoft Office XP Professional. São Paulo: Senac,  2002.

MANZANO, José Augusto Navarro Garcia. BrOffice.org 2.0: guia prático de aplicação (versão brasileira do openoffice.org). São Paulo: Érica, 2006.

5.2. COMPLEMENTAR:

ALBERTIN, Alberto Luiz. Administração de Informática: Funções e fatores críticos de sucesso. 6.ed. Sao Paulo: Atlas, 2009.

REMACHA ESTERAS, Santiago. Infotech: english for computer users. 4th ed.Cambridge: Cambridge University Press, 2008.

FIDELI, Ricardo Daniel; POLLONI, Enrico Giulio; PERES, Fernando Eduardo.Introdução à Ciência da Computação. São Paulo: Pioneira Thomsom Learning, 2003.

GARCIA, Marcus. Informática Aplicada a Negócios. Rio de Janeiro: Brasport, 2005.

SCHECHTER, Renato. BrOffice.org: calc e writer. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.