Com - Gestão de Pessoas

 

Com - Gestão de Pessoas

 

 

GESTÃO DE PESSOAS

2o Semestre

Carga Horária Semanal:4 h/a                                   Carga Horária Semestral: 80 h/a.

Objetivos:

Compreender a importância das pessoas como fator estratégico para a busca da qualidade, produtividade e competitividade das organizações.

Ementa:

Evolução da administração de RH no Brasil; Os reflexos da cultura e dos valores da organização na gestão das pessoas; Articulação entre cultura, valores, planejamento estratégico e a gestão de pessoas; Cidadania: o remédio para as doenças culturais brasileiras; A legislação social e trabalhista brasileira; A liderança e sua responsabilidade de linha na gestão de pessoas; Motivação; Administração de Conflitos; A missão da área formal de Gestão de Pessoas (AGP) e suas funções de staff; A Gestão de Pessoas por Competências.

Básica

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

PASCHOAL, Luiz. Gestão de Pessoas - nas micros, pequenas e médias empresas - para empresários e dirigentes. 1ª ed. Qualitymark, 2006.

BITENCOURT, Cláudia (org). Gestão contemporânea de pessoas: novas práticas, conceitos tradicionais. Porto Alegre: Bookman, 2004.

Complementar

HUNTER, James C. O Monge e o Executivo: uma história sobre a essência da Liderança. 17.ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2004. Maria da Conceição Fornos de Magalhães (Tradução).

RESENDE, Ênio J. Cidadania: o remédio para as doenças culturais brasileiras. 3.ed. São Paulo: Summus, 1992.

SANTIAGO JR., José Renato Satiro. Capital Intelectual: O Grande Desafio das Organizações.  1ª ed. NOVATEC, 2007.

DUTRA, Joel Souza. Administração de carreiras: uma proposta para repensar agestão de pessoas. São Paulo: Atlas, 2007.

GRAMIGNA, Maria Rita. Modelo de competências e gestão dos talentos. São Paulo: Pearson. Makron Book, 2002.