Disciplina: FILOSOFIA E ÉTICA Código: FPA009 Carga Horária: 80 horas aula Posição na Grade Curricular: 2º período 1. EMENTA (sumário resumo) Desenvolver temas e assuntos de Filosofia e Ética, que possam ampliar as habilidades de reflexão do futuro administrador de empresas, ou seja: As noções gerais de história da Filosofia. A relação Sujeito-objeto. Lógica. Falácias. Dedução, Indução e Hipóteses. Filosofia da linguagem. Teoria do Conhecimento. Ética, Filosofia Política e Filosofia do Direito, Filosofia da Administração. Filosofia, Visão e Missão das empresas. 2. OBJETIVOS 2.1. OBJETIVO GERAL: Proporcionar ao aluno as condições necessárias para a ampliação de sua capacidade de reflexão e análise crítica, da realidade vivida e reconhecida, através da Filosofia. Durante o decorrer do ano letivo, o aluno deverá primeiramente vencer a resistência natural em estudar filosofia num curso de administração de empresas para que possa gradualmente desenvolver três importantes pontos: a capacidade de ler, raciocinar e se expressar. 2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Utilizar como base de estudos a metodologia científica, útil ao administrador, pois este deverá trabalhar durante sua formação e atividade profissional com conhecimentos que se propõem científicos, como Matemática, Estatística, Contabilidade, Economia, entre outros. Utilizar-se, de um lado, de alguns conceitos importantes na teoria da administração (marketing, missão, liderança, informação, comunicação), da própria linguagem da administração, discutindo esses conceitos e avaliando-os, sempre que possível, do ponto de vista filosófico; por outro lado, utilizar-se da reflexão filosófica para investigar objetos geralmente abordados pela própria teoria da administração (ou, às vezes, significativamente marginalizados por ela); e, além disso, utilizar alguns tópicos, alguns filósofos, algumas épocas, algumas questões da filosofia que possam servir de auxílio para a atividade do administrador. Realizar uma reflexão filosófica aplicada aos objetos da administração e à sua teoria, organizada para fundamentar um curso de filosofia ministrado a alunos de administração. Respeitados o caráter abstrato da filosofia e as necessidades objetivas e concretas da administração. Estabelecer um diálogo entre diferentes pontos de vista, como sendo uma das funções de um texto. Amadurecer o raciocínio e a capacidade de expressão ou dos discursos pessoais a partir da leitura e da releitura de textos. O objetivo final não é tornar o aluno mais erudito, e sim fazer frutificar sua inteligência. 3. METODOLOGIA DE ENSINO Exposições dialogadas, com a inclusão de plantões que objetivam reforçar os conteúdos ministrados. Discussões estruturadas em grupo. Debates e Seminários 4. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Relatórios e/ou exercícios práticos no decorrer do semestre (25%) Avaliação Prática: Seminário em grupo, com temas a serem definidos (25%) Avaliação Teórica: Prova escrita (50%) 5. BIBLIOGRAFIA 5.1. BÁSICA: ALONSO, Felix R; LOPEZ, F.G.; CASTRUCCI, Plínio de L.. Curso de Ética em Administração. São Paulo: Atlas, 2006. CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. 12 ed. São Paulo: Ática, 2002. MATTAR, João. Filosofia e ética na administração. São Paulo: Saraiva, 2004. 5.2. COMPLEMENTAR: ASHLEY, Patrícia Almeida (Coord.) et al. Ética e responsabilidade social nos negócios. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2006. BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política. 12.ed. v.1. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2004. Carmem C. Varriale, Caetano Lo Mônaco, João Ferreira, Luís Guerreiro Pinto Cacais e Renzo Dini (Tradução). GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia: romance da história da filosofia. São Paulo: Cia. das Letras, 2004. HUNNEX, Milton. Filósofos e correntes filosóficas: em gráficos e diagramas: conheça melhor os filósofos e as correntes filosóficas por meio de gráficos e diagramas cronológicos e temáticos. São Paulo: Vida, 2003. MAIA, Paulo Leandro. Introdução à ética e responsabilidade social: administração e ciências contábeis. São Paulo: LEUD, 2007.ADM - Filosofia e Ética