ADM - Estatística

 

ADM - Estatística

 

 

Disciplina: ESTATÍSTICA

Código: FPA0013

Carga Horária: 80 horas aula

Posição na Grade Curricular: 3º período

1. EMENTA (sumário resumo)

Evolução e aplicação da estatística. Organização de dados estatísticos. Distribuição de freqüência e representação gráfica. Séries estatísticas. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Probabilidade. Variáveis aleatórias. Modelos de distribuição contínua e discreta. Amostragem. Estimação. Testes de significância. Regressão. Correlação e séries temporais. Números índices. Aplicação na administração.

2. OBJETIVOS

2.1. OBJETIVO GERAL:

Esta disciplina tem como objetivo geral, o ensino e a capacitação para a utilização de conceitos e técnicas relacionadas à estatística, as quais o aluno utilizará como subsídio para assuntos correlatos e outras disciplinas, em nível de graduação e pós-graduação e no decorrer da vida profissional.

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Capacitar o estudante a aplicar os conceitos e técnicas de estatística em diversas situações práticas relacionadas à área da administração e gerenciamento. Este objetivo específico é alcançado através do treinamento utilizando-se exemplos e exercícios com envolvimento de situações práticas. Ao final do curso o aluno deverá estar apto a organizar um conjunto de dados, construir e analisar números índices e analisar séries temporais, dominar os fundamentos básicos de probabilidade e de inferência estatística, permitindo-lhe a leitura de alguns artigos que utilizam estes métodos, assim como a execução de procedimentos elementares de probabilidade e estatística.

3. METODOLOGIA DE ENSINO

Exposições dialogadas, com a inclusão de plantões que objetivam reforçar os conteúdos ministrados. Discussões estruturadas em grupo. Debates e Seminários

4. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação semestral constará de quatro (4) listas de exercícios para entrega com data determinada, um (1) trabalho em grupo contendo um tema motivador no qual se espera a aplicação dos métodos estatísticos e duas (2) provas dissertativas e modulares. Uma prova substitutiva contendo questões relativas ao conteúdo do semestre será aplicada com a finalidade de suprir a ausência do estudante em uma das provas anteriores ou substituir nota da prova de menor pontuação. As provas serão realizadas em consonância com o Calendário Acadêmico. A média das listas de exercícios e a nota do trabalho em grupo terão peso (1) um, a média da prova terá peso (2) quatro. Todos os métodos de avaliação terão notas variando de zero (0) a dez (10)

5. BIBLIOGRAFIA

5.1. BÁSICA

DOWNING, Douglas; CLARK, Jeffrey. Estatística aplicada. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

MORETTIN, Pedro A.; BUSSAB, Wilton de O. Estatística básica. 5.ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

SMILES, Joane; McGRANE, Angela. Estatística Aplicada a Administração com Excell. São Paulo: Atlas, 2002.

5.2. COMPLEMENTAR

FONSECA, Jairo Simon da; MARTINS, Gilberto de Andrade. Curso de Estatística. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1980.

SILVER, Mick. Estatística para Administração. São Paulo: Atlas, 2000. Sonia Vieira e José Eduardo Corrente (Tradução).

SWEENEY, Dennis J.; WILLIAMS, Thomas A.; ANDERSON, David R. Estatística aplicada a administração e economia. São Paulo: Thomson Pioneira, 2007.

WEBSTER, Allen L. Estatística aplicada a administração e economia. Porto Alegre: Artmed, 2006.

TIBONI, Conceição Gentil Rebelo. Estatística básica para os cursos de administração, ciências contábeis, tecnológicos. São Paulo: Atlas, 2010.