ECONOMIA E MERCADO 4o Semestre Carga Horária Semanal:4h/a Carga Horária Semestral:80h/a Objetivos: Conhecer os fundamentos básicos da economia e mercado, para ajudar o futuro gestor a fazer análise de cenários. Ementa: Para que o aluno incorpore a competência estabelecida para esta disciplina, serão abordados os conteúdos seguintes: A economia como sistema social aplicada; Sistema econômico; Como funciona o mercado nacional e global; Teoria da produção e dos custos; Noções de macroeconomia; Balança de pagamento; Taxas de câmbio; A economia do Brasil hoje. Básica GREMAUD, Amaury Patrick; VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de; TONETO JÚNIOR, Rudinei. Economia Brasileira Contemporânea. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2005. ROSSETTI, José Paschoal. Introdução à Economia. 19ª ed. São Paulo: Atlas, 2002. SAMARA, Beatriz Santos; MORSCH, Marco Aurelio. Comportamento do consumidor: conceitos e casos. São Paulo: Prentice Hall Brasil, 2005. Complementar EICHENGREEN, B. A Globalização do Capital: uma história do Sistema Monetário Internacional. 1 ed. São Paulo: Editora 34, 2002. PINHO, Diva Benevides; VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de. Manual de Introdução à Economia. 1ª ed. Saraiva, 2006. SILVA, César Roberto Leite da; Luiz, Cinclayr.Economia e Mercados. 18.ed. São Paulo: Saraiva,2001. CASTRO, Guilherme Caldas; PINHEIRO, Roberto Meireles; SILVA, Helder Haddad; NUNES, José Mauro Gonçalves. Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado. 3º ed. FGV, 2006. NAGLE, Thomas T. ; HOGAN, J.E. . Estratégias e táticas de preços: um guia para crescer com lucratividade. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2003. Com - Economia e Mercado