Descrição da Biblioteca FIPEN

LOCALIZAÇÃO

Rua Euclides da Cunha, 377 - Centro - Osasco - SP - CEP 06016-030
Telefone: (11) 3133-5452

INSTALAÇÕES
As Bibliotecas contam com uma área total construída de 370 m2, sendo 58 m2 destinados ao acervo. No piso térreo da Biblioteca Central, há um auditório para 80 pessoas.
A área física destinada aos estudos e pesquisa da coletividade é de 209 m2.

ORGANIZAÇÃO DO ACERVO
A organização do acervo segue os critérios internacionais de padronização, sendo a catalogação realizada através das normas do AACR2 - Anglo American Cataloguing Rules, 2nd ed. e cabeçalhos de assuntos segundo a Fundação Biblioteca Nacional e Library of Congress. A classificação adotada baseia-se no sistema CDD - Classificação Decimal de Dewey, 21. ed.

POLÍTICA DE ATUALIZAÇÃO
A Biblioteca realiza a aquisição dos materiais para atualização do acervo, através das indicações dos docentes, bem como das sugestões de discentes e colaboradores da Instituição, seguindo a política de atualização existente.
Os critérios essenciais para seleção das obras, são: adequação do material aos objetivos e nível educacional da Instituição; autoridade do autor e/ou editor; atualidade, qualidade técnica e número de usuários potenciais que poderão utilizar o material.
As doações remetidas a Biblioteca são analisadas antes de integrarem o acervo, sendo mantido somente o que interessa à Instituição, evitando exigências incompatíveis por parte dos doadores.
São aceitas as doações que se enquadrarem nos seguintes critérios: atualização do tema abordado no documento; estado físico do documento e documentos de interesse para a Instituição.

POLÍTICA DE INFORMATIZAÇÃO
O software utilizado pela Biblioteca para informatização de seus serviços é o PHL – Personal Home Library.
O padrão do registro utilizado pelo PHL baseia-se no formato UNISIST/Unesco, (MARC, USMARC, UKMARC, UNIMARC, MARC21, etc), proporcionando a descrição precisa de qualquer tipo de informação independemente de seu suporte, integrando em tempo real, todos os serviços e rotinas da Biblioteca, como aquisição, tombamento, catalogação, controle de fascículos de periódicos, controle de empréstimo, renovação, reservas, geração de etiquetas de códigos de barras, disseminação seletiva da informação, entre outros.
O PHL foi desenvolvido em XML IsisScript interpretada pelo software WWWisis©Bireme, diponível para todos os sistemas operacionais (Linux, FreeBSD, Windows, HP-UX, etc.). Com o PHL é possível efetuar buscas simultâneas em várias bases de dados e importação de registros de outras bibliotecas através do protocolo HTTP, em substituição a protocolos tipo Z39.50. O PHL utiliza base de dados no padrão CDS/ISIS-Unesco.

POLÍTICA DE ACESSO E UTILIZAÇÃO
O acesso a biblioteca é permitido para docentes, discentes e colaboradores vinculados à Instituição. Os portadores de necessidades especiais têm um atendimento personalizado, permitindo que as atividades de pesquisa e consulta ao acervo sejam realizadas de maneira mais confortável.
O acervo é aberto, de modo a gerar maior aproveitamento para as pesquisas, e seu acesso é facilitado pela consulta on line, através do site: www.fipen.edu.br
As instruções bem como as regras aplicadas para utilização da Biblioteca estão disponíveis no regulamento interno.