RH - Cultura Organizacional

 

RH - Cultura Organizacional

 

 

CULTURA ORGANIZACIONAL

4o Semestre

Carga Horária Semanal:4h/a                                    Carga Horária Semestral:80h/a

Objetivos:

O futuro Tecnólogo dominará um conjunto de conhecimentos que o fará compreender a cultura da organização e seus efeitos sobre o clima, bem como a dinâmica do relacionamento Estratégia de Negócios, Cultura Organizacional e Gestão de Recursos Humanos como fator de agregação de valor e competitividade para a empresa.

Ementa:

Para que o aluno incorpore a competência estabelecida para esta disciplina, serão abordados os conteúdos seguintes: Cultura organizacional: conceitos, componentes, características, influências no estilo de gestão; Processos humanos nas organizações; Interação indivíduo-organização – uma relação dialética; Organização como contexto social; Poder nas organizações; Líderes como criadores de cultura; Tipos de cultura organizacional; Valores, crenças e ética organizacional; Cultura e tipos de valores organizacionais; O poder da cultura: Culturas fracas X Culturas fortes; Características das culturas fortes ou de alto desempenho; Características das culturas fracas ou de baixo desempenho; A cultura como fator promotor da unidade interna e de adaptação externa; Correlações entre estratégia de negócio, estratégia de RH e Cultura Organizacional: o alinhamento entre eles impacta na competitividade organizacional; Cultura e clima organizacional; Cultura e diversidade organizacional; Relações étnico-raciais; Cultura e o processo de mudança; Cultura e comprometimento organizacional e ocupacional; O papel do líder no processo de mudança da cultura organizacional; A cultura organizacional como uma ferramenta de gestão; Liderança baseada em valores organizacionais; Efeitos da cultura sobre o clima organizacional e desempenho da organização; Diagnóstico do clima organizacional.

Básica

CERTO, Samuel C. Administração moderna. 9.ed. São Paulo: Pearson; Prentice Hall, 2003. Maria Lúcia G. L. Rosa e Ludmilla Teixeira Lima (Tradução).

FLEURY, Maria Tereza Leme; FISCHER, Rosa Maria. Cultura e poder nas organizações. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1996.

PASCHINI, Selma. Estratégia: alinhando cultura organizacional e estratégia de recursos humanos à estratégia de negócio  a contribuição efetiva de recursos humanos para a competitividade do negócio . Rio de Janeiro: Qualitymark, 2009.

Complementar

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

DONNELLON, Anne. Liderança de equipes: escolha a equipe, comunique as metas, defina as funções, crie um clima de confiança : soluções práticas para os desafios do trabalho. 4 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

FRANÇA, Ana Cristina Limongi. Comportamento organizacional: conceitos e práticas. São Paulo: Saraiva, 2006.

ROBBINS, Stephen Paul. Fundamentos do Comportamento Organizacional. 7a. ed. Prentice Hall Brasil, 2003.

BRASIL. Ministério da educação. Orientações e ações para a Educação das Relações Étnico-raciais. Brasília: SECAD, 2006.