Corpo Docente - Graduação FIPEN

 

O nosso Corpo Docente é constituído por professores titulados, com ampla vivência profissional, o que garante a qualidade dos cursos oferecidos pela Faculdade Instituto Paulista de Ensino.

 

Adalberto Tacini 

Bacharel em Administração de Empresas pelo Centro Universitário FIEO. Possui Pós-Graduação em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM e MBA em Gestão Financeira e Risco pela Universidade São Paulo, USP-FEA. Atua no Ensino Superior há mais de 5 anos, lecionando disciplinas do núcleo profissional dos cursos de Administração e Gestão Tecnológica. É Operador de Mercado Sênior em banco de grande expressão nacional. Possui artigos publicados em periódicos científicos.

 

 

Adilson José Furlan

Graduado em Administração de Empresas pelas Faculdades Oswaldo Cruz. Possui Especialização em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE.  Atua no Ensino Técnico há mais de 1 ano, lecionando disciplinas de formação profissionalizante. No Ensino Superior vem ministrando disciplinas do núcleo profissional e complementar dos cursos de Administração e Gestão Tecnológica. Possui experiência na Gestão de Suprimentos em empresas de grande porte.

 

 

Adriana Clementino

É graduada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Possui especialização em Administração de Banco de Dados pela Universidade Metodista de São Paulo. É Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo e Doutora em Educação pela Universidade São Paulo, USP. É consultora e pesquisadora da área de educação a distância e educação e tecnologias e leciona em universidades públicas e privadas há mais de 20 anos. Diretora da empresa AMT Soluções. Autora de textos sobre Educação a Distância e Educação e Tecnologia publicados em anais de congressos, periódicos científicos, capítulos de livros e materiais de cursos a distância.

 

Alexandre dos Santos

Graduado em Psicologia pela Universidade São Paulo, USP. É Mestre e Doutor em Psicologia pela USP. Leciona as disciplinas de Psicologia Aplicada e Mentoring nos cursos de Administração e Gestão Tecnológica. Atua como coordenador do Instituto Sedes Sapientae e é professor nas áreas de orientação profissional para adolescentes e orientação profissional. Tem trabalhos publicados em anais de congressos e em revistas especializadas.

 

 

 Ana Rebeca Miranda Castillo

Possui graduação em Matemática - Bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990), especialização em Recursos Humanos pela Universidade de Guarulhos (1993), graduação em Matemática - Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016). Atualmente realiza pesquisa e desenvolvimento na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo no grupo HEEMa (História e Epistemologia na Educação Matemática), é colaboradora na Editora S&M, presta serviços como formadora de professores no grupo Mathema e é professora de Cálculo Diferencial e Integral I na Facldade Instituto Paulista de Ensino - FIPEN. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores.

 

Anderson Lucena 

Bacharel em Publicidade e Propaganda pela PUC SP. Possui Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela ECA USP. Atua no ensino superior a pouco mais de um ano lecionando disciplinas do núcleo de Comunicação, Marketing e Trade para os cursos de Administração e Gestão Tecnológica. Trabalhou em grandes empresas multinacionais de diversos mercados – Financeiro, Químico, Alimentício, Telecom e Serviços, somando ai mais de 25 anos de experiência.

 

 

André Emanuel Cardoso

Graduado em Administração de Empresas pela FAC-FITO. Possui Especialização em Gestão Industrial pela Fundação Getúlio Vargas, FGV. Atua há mais de 8 anos no Ensino Superior, lecionando disciplinas do núcleo profissionalizante. Possui vasta experiência na atuação em empresa multinacional de grande porte e atualmente desenvolve trabalhos de consultoria em gestão empresarial e planejamento tributário. 

 

 

Andreia Massa Dalmolim

Professora Mestre em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos, Especialista em Literatura Contemporânea, graduada em Letras (Licenciatura Plena Português/Inglês) pela UNIFIEO com experiência na docência de Ensino Superior há mais de 10 anos em diversas licenciaturas. Especialista em LIBRAS — Língua Brasileira de Sinais pela FENEIS (Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos).

 

 

Antonio Fernandes Barreto

Mestre em administração das micro e pequenas empresas pela FACCAMP 2011. Especialista me administração geral pela ESAN-FEI. Bacharel em Adminsitração pela FAC-FITO. Professor nos cursos de graduação em Administração, Gestão Tecnológica e MBA. Gerente de suprimentos e logística em empresa multinacional. Voluntário em trabalhos assistenciais. Possui artigos em periódicos científicos. Atuação profissional em projetos de redução de custos industriais, desenvolvimento e qualificação de fornecedores, negociação, auditoria da qualidade e housekeeping, sistemas de gestão integrado, foco em aquisições, sistema SAP MM, processo de simplificação em compras e compras eletrônicas - "B2B"

 

Celso Lima 

Prof. MSc Celso de Souza Lima - Licenciatura em Ciências, Graduado em Análise de Sistemas pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP. Mestrado em Engenharia da Computação (IPT/USP), certificado em ITIL Service Management e COBIT (Governança de TI). Com 19 anos de experiência como executivo sênior em Gerenciamento de Serviços e TI nos segmentos Financeiros, Governo e corporações, usando melhores práticas de excelência gerencial e governança. 

 

 

Claudio Dalmolim

Graduado em Engenharia de Produção com ênfase em metalurgia pela FEI (1993) e mestrado em Tecnologia Nuclear Materiais com ênfase em Gestão pelo IPEN (2004). É diretor da Dalmolim Projetos e Consultoria, e prof° das instituições FATEC, FIPEN, UNISAL, UNIANCHIETA, UMC, e Faculdade Impacta de Tecnologia - FIT. Experiência em Adm., com foco em Empreendedorismo e Inovação, Adm. da Produção, Logística, Qualidade e Projetos, atuando em: logística, gestão da produção, processos, BPM, BSC, gestão do conhecimento, jogos de empresas, simuladores, gestão da inovação e indicadores.

 

 

Diógenes Gomes da Silva

Graduado em Administração de Empresas e Negócios pela Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP. Possui Especialização em Qualidade e Produtividade pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE. Atua no Ensino Técnico há mais de 1 ano, lecionando disciplinas de formação profissionalizante. No Ensino Superior vem ministrando disciplinas do núcleo profissional e complementar dos cursos de Administração e Gestão Tecnológica. Possui experiência na atuação em empresas, desenvolvendo novos produtos e liderando equipes de trabalho.

 

Dulce Lins

Bacharel e Licenciada em Letras pela Universidade São Paulo, USP.  Mestre em Letras – Língua e Literatura Espanhola e Hispano- Americana pela Universidade São Paulo, USP. Possui livro publicado. Leciona há mais de 10 anos em escolas de Ensino Médio e Curso Pré-Vestibular. Há mais de 7 anos no Ensino Superior ministra as disciplinas de Oficina de Teatro, Desenvolvimento de Habilidades de   Liderança e Negociação, e  Comunicação Empresarial para os alunos dos cursos de Administração e Gestão Tecnológica.



 

Edvaldo Neiva Rocha Filho

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Anhembi Morumbi. Possui Especialização em Gestão Empresarial pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE. Atua no Ensino de Língua Inglesa e no Ensino Técnico há mais de 4 anos, lecionando disciplinas de formação profissionalizante. No Ensino Superior vem ministrando disciplinas do núcleo profissional e complementar dos cursos de Administração e Gestão Tecnológica. Possui experiência na atuação em empresas, desenvolvendo novos serviços e produtos, gerenciando equipes de vendas, marketing e comércio exterior. É consultor na área de vendas. É autor de trabalho técnico sobre a venda de serviços.


 

Emerson Bortolozi

Bacharel em Direito pelo Centro Universitário FIEO. Especialista em Direito Empresarial e Mestre em Direitos Fundamentais pelo Centro Universitário FIEO. Atua como professor Universitário há mais de oito anos. Possui escritório de advocacia há mais de 15 anos, onde atua como advogado, tendo como foco a assessoria empresarial.

 

.

Ivan Ramos Pagnossin

Ivan Ramos Pagnossin é Bacharel em Física Básica, Mestre e Doutor em Ciências (programa Física) pela Universidade de São Paulo (USP), técnico em eletrônica pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo e programador profissional desde 2001. Tem experiência com ensino de Física e Matemática de nível universitário nas modalidades presencial e a distância, desenvolvimento e uso de tecnologias digitais na educação e pesquisa sobre semicondutores. Atualmente é professor (temporário) junto ao Instituto de Física da USP, professor (autônomo) junto à Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) e coordenador de desenvolvimento de objetos de aprendizagem junto ao CEPA/USP (Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada). Recentemente, foi professor (autônomo) junto ao Senac/SP e criou a disciplina "Processos de criação de objetos de aprendizagem" para o curso de pós-graduação a distância em Design Instrucional do Senac/SP. Criou também o curso semi-presencial "Usando LaTeX; pensando em TeX", oferecido gratuitamente pela Superintendência de Tecnologia da Informação da USP.

 

José Domingos de Oliveira Lima 

Graduado em Administração de Empresas pelas Pontifícia Universidade Católica - PUC/SP. Possui Especialização em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE.  Atua no Ensino Técnico há mais de 1 ano, lecionando disciplinas de formação profissionalizante. No Ensino Superior vem ministrando disciplinas do núcleo profissional e complementar dos cursos de Administração e Gestão Tecnológica. Possui experiência em Finanças, Recursos Humanos e Administração Geral.

 

José Roberto Rogero

Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade São Paulo, USP. Possui Doutorado pelo Instituto de Química da Universidade São Paulo, USP, e Pós Doutorado pela Faculdade de Medicina - Departamento de Biofísica – Universidade da Pensilvânia, UPEN, Estados Unidos. Possui inúmeros trabalhos científicos publicados em periódicos, livros e anais de congressos. Orienta Mestrados e Doutorados na USP. Ocupou postos de Diretoria em renomados Centros de Pesquisas. Atualmente, Chefia Grupos de Pesquisa e a Diretoria Acadêmica da Faculdade.


 

Julia Kenski

Doutora e Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós Doutorado em Pesquisa Cross Cultural pela University of Maastrich na Holanda. Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-graduada em Design Instrucional para Educação On-line pela UFJF e em Marketing para as Novas Tecnologias pela Florida Atlantic University (FAU) e Escuela de Gestión Comercial y Marketing (ESIC, Espanha). Sócia da SITE Educacional. 

 

Lindiane Viviane Moretti

Bacharel e Licenciada em Letras pela Universidade São Paulo, USP. Possui Mestrado em Educação, também pela USP, Especialização em Educação, com Área de Concentração em Psicopedagogia no Processo Ensino-Aprendizagem pelo Centro Universitário Claretiano. Leciona há mais de 15 anos em escolas de Ensino Fundamental e Médio. Há 10 anos no Ensino Superior ministra as disciplinas de Inglês para Administradores e Inglês para Negócios nos cursos de Administração e Gestão Tecnológica.

 

 

Marcio Hiro Hamasuna

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade São Francisco. Possui Especialização em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, FGV. Atua há mais de 10 anos como docente e 15 anos na gestão de empresas do segmento educacional. Ministra disciplinas básicas e profissionais dos cursos de Administração e Gestão Tecnológica.

 

 

Maria Inês Zampolim Coelho

É Graduada, Bacharel e Licenciada em Geografia pela Universidade de São Paulo, USP. É Mestre em Geografia pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas- USP, FFLCH - USP. Possui Pós-Graduação Lato Sensu em Ciência Política, pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, USP. Há 30 anos leciona em cursos de graduação e pós-graduação em instituições públicas e privadas. Ministra disciplinas do núcleo básico dos cursos de Administração e Gestão Tecnológica. Possui vários livros e artigos publicados em periódicos científicos.

 

Maria Lúcia Gili Massi

Graduada em Letras (Língua e Literatura Grega). É Mestre e Doutora em Letras Clássicas pela Universidade São Paulo, USP. Possui MBA em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP. Atua no Ensino Superior há mais de 10 anos ministrando disciplinas da área de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional. Possui capítulos de livros publicados e artigos em periódicos científicos.

 

 

Paulo Cesar Duarte de Oliveira

Graduado em Administração – Comércio Exterior pela USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul, e em Direito pela Faculdade de Direito São Bernardo – S B Campo SP. Possui Especialização em Docência do Ensino Básico e Superior pela Faculdade Anchieta – S B Campo- SP. É mestrando em Administração pela UNIP – Universidade Paulista. Atua há mais de 5 anos como docente do ensino superior e atuou por mais de 20 anos na área de comércio exterior do segmento automotivo. Ministra disciplinas básicas e profissionais dos cursos de Administração e Comércio Exterior.

 

Renata Ferreira Tacini

Graduada e Licenciada com Habilitação em Inglês e Português pela UNIFIEO - Centro Universitário de Osasco. Licenciada em Pedagogia, possui Especialização em Língua Portuguesa – Lato Sensu pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC. É Mestre em Língua Portuguesa pela PUC de São Paulo. Possui trabalhos publicados em periódicos da área. Leciona há mais de 15 anos em escolas de Ensino Fundamental e Médio. No Ensino Superior, há 7 anos ministra disciplinas do núcleo complementar como Comunicação e Expressão, Leitura e Produção Textual e Oficina de Redação. Atua como revisora da Revista Hermes (revista científica da área de ciências sociais aplicadas); formação de professores, correção de provas diagnóstica on-line pela empresa Avalia Educacional, Desenvolvimento de Material para cursos on-line pela UNOESTE e há 7 anos atua como corretora na banca de correção de vestibular da PUC- SP. Atua como revisora e com a elaboração de material didático na Rede de Barueri na equipe Pedagógica em 2012-2015.

 

Sérgio Pita 

Possui graduação em Processos Gerenciais pela Fundação Getúlio Vargas e Mestrado profissionalizante em Administração com ênfase em Finanças também pela Fundação Getúlio Vargas.São mais de 45 anos na gestão de instituições de ensino do Fundamental a Pós-Graduação.

 

 

 

Sonia de Fátima Rocha Ladeia

Mestre em Direitos Fundamentais pela UNIFIEO - Centro Universitário da Fundação Instituto de Ensino para Osasco. Especialista em Relações Sociais (Direito do Trabalho) pela PUC - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Bacharel em Direito pela UMC - Universidade de Mogi das Cruzes. Experiência e aperfeiçoamento em Direito Administrativo Público com ênfase em edital de licitações e contratos administrativos. Professora há mais de 25 anos ministrando disciplinas na área do Direito para cursos em Ensino Superior. Advogada com atuação no contencioso civil, trabalhista e empresarial.

 

Victor Wolowski Kenski

Graduado em Engenharia Elétrica (Eletrônica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC/RJ. É Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Doutor em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Ocupou a Diretoria de empresas nacionais e multinacionais. Há10 anos leciona as disciplinas das áreas de Planejamento Estratégico, Gestão de Pessoas e Comercial.

 

Walter Budacs Junior

Graduado em Administração de Empresas  pelas Faculdades Campos Sales - SP, possui MBA em Marketing e Gestão Empresarial pelo Instituto Nacional de Pós Graduação. Experiência de 20 anos no mercado financeiro como gerente regional de áreas comerciais, operacionais e estratégicas. Mentor de atividades de coach, feedback e gestão de pessoas  envolvendo o capital intelectual a ser desenvolvido nas organizações. Palestrante e consultor de empresas. Há mais  de 15 anos leciona as disciplinas de  Economia,  Macro Economia, Administração, Marketing, Planejamento de Carreiras, Gestão de Pessoas e Planejamento Estratégico.