ADM - Contabilidade Básica

FPA007 - CONTABILIDADE BÁSICA

Posição na Grade Curricular: 2º período

 

Carga Horária: 80 horas aula

1. EMENTA (sumário resumo):

Noções Preliminares de Contabilidade. Grupos interessados nas informações e finalidades para as quais se usa a informação contábil. Funções da Contabilidade. Estática Patrimonial. Conceito de Liquidez.  Fontes de Patrimônio Líquido e equação fundamental do patrimônio. Representação gráfica dos estados patrimoniais e conceituações das várias configurações do capital.  Estrutura do Balanço. Procedimentos Contábeis.  Método das Partidas Dobradas. Balancete de Verificação.  Variações do Patrimônio Líquido. Introdução à Demonstração do Resultado do Exercício. Registro das operações normais do exercício; regime de competência e regime de caixa. Princípios e Convenções Contábeis.  Operações com Mercadorias. Controle de estoques através dos métodos: Preço Específico, PEPS ou FIFO, UEPS ou LIFO e Média Ponderada Móvel. Importância da exatidão do inventário. Fatos que alteram os valores de compras e vendas no estoque. Estrutura das Demonstrações Contábeis. Critérios de classificação dos elementos patrimoniais.  Demonstração do Resultado do Exercício. Como levantar o Balanço Patrimonial. Outras Demonstrações Contábeis e Notas explicativas.

2. OBJETIVOS:

2.1. OBJETIVO GERAL:

Durante o decorrer do ano letivo, o aluno deverá gradualmente obter condições de: Explicar a utilidade da contabilidade e como as informações produzidas pela contabilidade podem ser empregadas. Contabilizar operações simuladas de compras, vendas e armazenamento de mercadorias. Explicar através de exercícios as diversas informações relacionadas com as operações de compras, vendas e armazenamento de mercadorias. Compreender os conceitos relativos a patrimônio, situação líquida, princípios contábeis e outros, por meio de leitura de demonstrativos contábeis publicados pela imprensa. Analisar e emitir parecer sobre os demonstrativos contábeis.

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Conhecer os conceitos, as funções e as aplicações da contabilidade como ferramental importante no processo decisório na empresa. Compreender a estática patrimonial, os procedimentos contábeis e as variações patrimoniais decorrentes das operações da empresa. Aplicar as técnicas de contabilidade de acordo com os princípios e as convenções contábeis geralmente aceitos. Analisar e emitir parecer sobre as demonstrações financeiras geradas pela contabilidade.

3. METODOLOGIA DE ENSINO:

Exposições dialogadas, com a inclusão de plantões que objetivam reforçar os conteúdos ministrados. Discussões estruturadas em grupo. Debates e Seminários.

4. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

Exercícios práticos. Trabalhos em grupo. Avaliações modulares em forma de provas, seminários e outros.

5. BIBLIOGRAFIA

5.1. BÁSICA:

CÉSAR, B.; MORGADO A. C. Matemática básica: 2 edição. São Paulo: Elsevier, 2006.

MORETTIN, Pedro A.; HAZZAN, Samuel; BUSSAB, Wilton de O. Cálculo: funções de uma e várias variáveis. São Paulo: Saraiva, 2005.

SILVA, Sebastião Medeiros. Matemática para Cursos de Economia, Administração e Ciências Contábeis. 5.ed. v.1,  São Paulo: Atlas, 2007.

5.2. COMPLEMENTAR:

GOLDSTEIN, L. J., LAY, D. C. e SCHNEIDER, D. I. Matemática Aplicada. 10.ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

HOFFMANN, Laurence D.; BRADLEY, Gerald L. Cálculo: um curso moderno e suas aplicações. 7.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000. Ronaldo Sérgio de Biasi (Tradução).

IEZZI, G. et al. Fundamentos da matemática elementar. Vol. 1, 2 e 3. São Paulo: Atual, 2001.

TAN, S. T. Matemática aplicada à administração e economia. São Paulo: Thomson, 2001.

WATANABE, Osvaldo K. Iniciação à Lógica Matemática. Embu das Artes: Alexa Cultural, 2010.