COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 3º Semestre Carga Horária Semanal: 2h/a Carga Horária Semestral: 40 h/a Objetivos: Conhecer os principais conceitos e o funcionamento da comunicação empresarial e reconhecer que essa dimensão, integrada à estrutura organizacional, é um dos fatores responsáveis pela construção da imagem organizacional no mercado. Ementa: Para que o aluno incorpore a competência estabelecida para esta disciplina, serão abordados os conteúdos comunicacionais que lhe permitam avaliar os processos e aplicar suas técnicas e conhecimentos nas suas atividades cotidianas, pessoais e profissionais. O curso abrangerá: Conceitos: características e tipos de organizações; Comunicação organizacional: surgimento, evolução e tendências; O sistema de comunicação nas organizações; Os meios de comunicação nas organizações; Comunicação interna; Comunicação Integrada, Comunicação de Marketing como diferencial estratégico; A responsabilidade socioambiental como fator de projeção da imagem da organização; Administração estratégica da comunicação e a definição de políticas. Básica NASSAR, Paulo (org.) Comunicação Interna: a força das empresas. São Paulo: ABERJE Editorial, 2011. NASSAR, Paulo. Tudo é comunicação. 2ª. Ed. São Paulo: Lazuli Editora, 2006. TAVARES, Maurício. Comunicação Empresarial e Planos de Comunicação: Integrando Teoria e Prática. 1ª ed. São Paulo: Atlas, 2007. Complementar NASSAR, Paulo; FIGUEIREDO, Rubens. O que é comunicação empresarial. São Paulo: Brasiliense, 2011. KELLER, Kátia. Comunicação Empresarial Sobrevivência Empresarial. 1ª ed. Ollho d’Água, 2006. TACHIZAWA, Takeshy. Gestão ambiental e responsabilidade social corporativa: estratégias de negócios focadas na realidade brasileira. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2006. BUENO, WILSON DA COSTA. Comunicação empresarial: políticas e GOLD, Miriam. Redação empresarial: escrevendo com sucesso na era da globalização. 3.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.Com - Comunicação Empresarial
estratégias. 1ª. Ed. Saraiva, 2009.