Com - Comunicação Empresarial

 

Com - Comunicação Empresarial

 

 

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

3º Semestre

Carga Horária Semanal: 2h/a                                   Carga Horária Semestral: 40 h/a

Objetivos:

Conhecer os principais conceitos e o funcionamento da comunicação empresarial e reconhecer que essa dimensão, integrada à estrutura organizacional, é um dos fatores responsáveis pela construção da imagem organizacional no mercado.

 

Ementa:

Para que o aluno incorpore a competência estabelecida para esta disciplina, serão abordados os conteúdos comunicacionais que lhe permitam avaliar os processos e aplicar suas técnicas e conhecimentos nas suas atividades cotidianas, pessoais e profissionais. O curso abrangerá:

Conceitos: características e tipos de organizações; Comunicação organizacional: surgimento, evolução e tendências; O sistema de comunicação nas organizações; Os meios de comunicação nas organizações; Comunicação interna; Comunicação Integrada, Comunicação de Marketing como diferencial estratégico; A responsabilidade socioambiental como fator de projeção da imagem da organização; Administração estratégica da comunicação e a definição de políticas.

 

Básica

NASSAR, Paulo (org.) Comunicação Interna: a força das empresas. São Paulo: ABERJE Editorial, 2011.

NASSAR, Paulo. Tudo é comunicação. 2ª. Ed. São Paulo: Lazuli Editora, 2006.

TAVARES, Maurício. Comunicação Empresarial e Planos de Comunicação: Integrando Teoria e Prática. 1ª ed. São Paulo: Atlas, 2007.

Complementar

NASSAR, Paulo; FIGUEIREDO, Rubens. O que é comunicação empresarial. São Paulo: Brasiliense, 2011.

KELLER, Kátia. Comunicação Empresarial Sobrevivência Empresarial. 1ª ed. Ollho d’Água, 2006.

TACHIZAWA, Takeshy. Gestão ambiental e responsabilidade social corporativa: estratégias de negócios focadas na realidade brasileira. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2006.

BUENO, WILSON DA COSTA. Comunicação empresarial: políticas e 
estratégias. 1ª. Ed. Saraiva, 2009.

GOLD, Miriam. Redação empresarial: escrevendo com sucesso na era da globalização. 3.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.