ADM - Comunicação e Expressão

Posição na Grade Curricular: 1º período

Carga Horária: 40 horas aula.

1. EMENTA (sumário resumo)

1. O papel da linguagem verbal na comunicação.

2. Níveis de abstração: sistema, norma e fala.

3. A norma culta e o conceito de erro na língua portuguesa. Critérios para a conceituação de erro lingüístico. O "purismo". Adequação e inadequação.

4. Diferenciação de fichamento, resumo e resenha.

5. As normas lingüísticas: variedades geográficas e socioculturais.

6. Elementos da comunicação: fun+B3ções da linguagem (Jakobson)

7. Denotação e conotação.

8. A norma padrão e seu efeito enquanto recurso argumentativo. Revisão gramatical.

8.1 Ortografia e acentuação

8.2 Morfologias: pronomes e verbos

8.3 Colocações pronominais

9. Uso dos tempos e modos verbais.

10.  Sintaxe: sujeito e predicado.

10.1. Conjunções e valores dos conectivos no texto

11. Regência e Crase

12. Concordância verbal e nominal (principais casos)

2. OBJETIVOS

2.1. OBJETIVO GERAL:

Habilitar o aluno a melhor desempenhar suas funções na Universidade, e fora dela, mediante o domínio mais seguro da linguagem verbal.

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Habilitar o aluno a:

1. comunicar-se com maior eficácia, pela conscientização de diferentes usos de linguagem;

2. permitir a formação da consciência crítica acerca do papel da linguagem verbal na formação do administrador;

3. identificar as ocorrências gramaticais presentes nos textos dados e as regras que as regem.

4. permitir a formação da consciência crítica acerca do papel da linguagem verbal na formação do administrador;

5. identificar as ocorrências gramaticais presentes nos textos dados e as regras que as regem;

6. aprofundamento das normas gramaticais;

7. interpretar texto.

3. METODOLOGIA DE ENSINO:

Aulas expositivas-participativas, com a inclusão de plantões que objetivam reforçar os conteúdos ministrados.

4. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

Prova, exercícios e resenhas.

5. BIBLIOGRAFIA:

5.1. BÁSICA:

BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 1999.

MEDEIROS, João Bosco. Correspondência técnicas de comunicação criativa. 15ª ed. São Paulo, Atlas 2002

VIANA, Antônio Carlos Mangueira et al. Roteiro de redação: lendo e argumentando. São Paulo: Scipione, 2006.

5.2. COMPLEMENTAR:

BECHARA, Evanildo. Gramática escolar da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna, 2010.

BOOTH, Wayne C.; COLOMB, Gregory G.; WILLIAMS, Joseph M. A arte da pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

GARCIA, Othon M. Comunicação em Prosa Moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 26.ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

GOLD, Miriam. Redação empresarial: escrevendo com sucesso na era da globalização. 3.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

MEDEIROS, João Bosco. Português Instrumental: para cursos de Contabilidade, Economia e Administração. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2000.