Posição na Grade Curricular: 1º período Carga Horária: 40 horas aula. 1. EMENTA (sumário resumo) 1. O papel da linguagem verbal na comunicação. 2. Níveis de abstração: sistema, norma e fala. 3. A norma culta e o conceito de erro na língua portuguesa. Critérios para a conceituação de erro lingüístico. O "purismo". Adequação e inadequação. 4. Diferenciação de fichamento, resumo e resenha. 5. As normas lingüísticas: variedades geográficas e socioculturais. 6. Elementos da comunicação: fun+B3ções da linguagem (Jakobson) 7. Denotação e conotação. 8. A norma padrão e seu efeito enquanto recurso argumentativo. Revisão gramatical. 8.1 Ortografia e acentuação 8.2 Morfologias: pronomes e verbos 8.3 Colocações pronominais 9. Uso dos tempos e modos verbais. 10. Sintaxe: sujeito e predicado. 10.1. Conjunções e valores dos conectivos no texto 11. Regência e Crase 12. Concordância verbal e nominal (principais casos) 2. OBJETIVOS 2.1. OBJETIVO GERAL: Habilitar o aluno a melhor desempenhar suas funções na Universidade, e fora dela, mediante o domínio mais seguro da linguagem verbal. 2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Habilitar o aluno a: 1. comunicar-se com maior eficácia, pela conscientização de diferentes usos de linguagem; 2. permitir a formação da consciência crítica acerca do papel da linguagem verbal na formação do administrador; 3. identificar as ocorrências gramaticais presentes nos textos dados e as regras que as regem. 4. permitir a formação da consciência crítica acerca do papel da linguagem verbal na formação do administrador; 5. identificar as ocorrências gramaticais presentes nos textos dados e as regras que as regem; 6. aprofundamento das normas gramaticais; 7. interpretar texto. 3. METODOLOGIA DE ENSINO: Aulas expositivas-participativas, com a inclusão de plantões que objetivam reforçar os conteúdos ministrados. 4. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: Prova, exercícios e resenhas. 5. BIBLIOGRAFIA: 5.1. BÁSICA: BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 1999. MEDEIROS, João Bosco. Correspondência técnicas de comunicação criativa. 15ª ed. São Paulo, Atlas 2002 VIANA, Antônio Carlos Mangueira et al. Roteiro de redação: lendo e argumentando. São Paulo: Scipione, 2006. 5.2. COMPLEMENTAR: BECHARA, Evanildo. Gramática escolar da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna, 2010. BOOTH, Wayne C.; COLOMB, Gregory G.; WILLIAMS, Joseph M. A arte da pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2000. GARCIA, Othon M. Comunicação em Prosa Moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 26.ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006. GOLD, Miriam. Redação empresarial: escrevendo com sucesso na era da globalização. 3.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. MEDEIROS, João Bosco. Português Instrumental: para cursos de Contabilidade, Economia e Administração. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2000.