Com - Comportamento do Consumidor

 

Com - Comportamento do Consumidor

 

 

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

3o Semestre

Carga Horária Semanal:4 h/a                                   Carga Horária Semestral:80  h/a

Objetivos:

Conhecer os pressupostos do comportamento do consumidor para que o futuro gestor possa implementar estratégias nessa área.

 

Ementa:

Para que o aluno incorpore a competência estabelecida para esta disciplina, serão abordados os conteúdos seguintes: Fatores que influenciam o comportamento do consumidor: fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos; Arquétipos de Marketing; Papeis de compra; Comportamento de compra; Estágios no processo de compra; Comportamento pós-compra; O marketing de relacionamento como prática para influenciar o comportamento do consumidor.

 

Básica

CASTRO, Guilherme Caldas; PINHEIRO, Roberto Meireles; SILVA, Helder Haddad; NUNES, José Mauro Gonçalves. Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado. 3ª ed. FGV, 2006.

ROBERTO, M. P.; GUILHERME, C. de C.; HELDER, H. S.; JOSÉ, M. G. N. Comportamento do consumidor e pesquisa de mercado. 2? ed. FGV, 2004.

PAIXÃO, Marcia Valéria. A influência do consumidor nas decisões de marketing. Curitiba: IBPEX, 2011.

Complementar

CESCA, Cleuza Gertrudes Gimenes; CESCA, Wilson. Estratégias empresariais diante do novo consumidor: relações públicas e aspectos jurídicos. São Paulo: Summus, 2000.

CLEUZA, G. G. C; WILSON, C. Estratégias empresariais diante do novo consumidor.1 ed.  Summus, 2000.

LAS CASAS, Alexandre L. Administração de Marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. 1a. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

NEVES, Marcos Fava; CASTRO, Luciano Thomé e; CÔNSOLI, Matheus Alberto. Vendas: técnicas para encantar seus clientes. Porto Alegre: Bookman, 2007.

SAMARA, Beatriz Santos; MORSCH, Marco Aurelio. Comportamento do consumidor: conceitos e casos. São Paulo: Prentice Hall Brasil, 2005.