RH - Benefícios e QVT

 

RH - Benefícios e QVT

 

 

BENEFÍCIOS E QVT

2o Semestre

Carga Horária Semanal:2 h/a                                   Carga Horária Semestral:40 h/a.

Objetivos:

O futuro Tecnólogo estará habilitado para fazer a gestão do plano de benefícios aos empregados e dos programas de qualidade de vida no trabalho dentro das organizações.

Ementa:

Para que o aluno incorpore a competência estabelecida para esta disciplina, serão abordados os conteúdos seguintes: Relações com os empregados e a qualidade de vida no trabalho; A pirâmide das necessidades de Maslow e o plano de benefícios oferecidos aos empregados; Gestão dos planos de benefícios; Fatores promotores da qualidade de vida no trabalho; Importância da QVT no contexto organizacional e na projeção da imagem institucional; O estresse e a carreira: gerenciamento de estresse; Qualidade de vida e saúde do empregado; Programas de assistência aos empregados; Relações Étnico-raciais; Gestão do clima organizacional.

Básica

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

LIMONGI-FRANÇA, Ana Cristina.Qualidade de Vida no Trabalho – QVT. 2ª ed. São Paulo: Atlas,2004.

PASCHOAL, Luiz. Gestão de pessoas: nas micros, pequenas e médias empresas para empresários e dirigentes. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006.

Complementar

AGUIAR, Maria Aparecida Ferreira de. Psicologia aplicada à administração: uma abordagem interdisciplinar. São Paulo: Saraiva, 2005.

ALENCAR, Hélio Arrais. Benefícios Previdenciários Temas Integrais Revisados e Atualizados pelo autor. 3 ed. Leud, 2007.

BRASIL. Consolidação das Leis do Trabalho (CLT): Decreto-Lei n. 5.452, de 01/05/1943.

ALENCAR, Hermes Arrais. Benefícios previdenciários. 3.ed. São Paulo: LEUD, 2007.

BRASIL. Ministério da educação. Orientações e ações para a Educação das Relações Étnico-raciais. Brasília: SECAD, 2006.