ADM - Administração Financeira e Orçamentária II

FPA026 - ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA II

Posição na Grade Curricular: 5º período

Carga Horária: 80 horas aula

1. EMENTA (sumário resumo)

Noções preliminares de contabilidade (conceitos, origem e evolução histórica da contabilidade); Campo de aplicação da contabilidade; principais usuários da informação contábil; estática patrimonial (balanço); procedimentos básicos conforme o método das partidas dobradas; variações patrimoniais; Operações com mercadorias; estrutura das demonstrações contábeis conforme a Lei das Sociedades Anônimas; introdução à análise de balanços; técnicas de análise de balanço; padronização das demonstrações contábeis para análise; análise vertical e horizontal; análise através dos índices; e elaboração de relatório final da situação econômica e financeira, através de interpretação dos índices.

2. OBJETIVOS

2.1. OBJETIVO GERAL:

O aluno deverá obter condições de: compreender a contabilidade, seus conceitos, usos e aplicações através do estudo, registro e controle do patrimônio e suas variações por meio de contabilização de operações simuladas de compras, vendas, armazenamento de mercadorias, operações financeiras e outras operações, bem como a elaboração de relatórios como o balanço e demonstração de resultados. Deverá também aprender a utilizar e explicar as principais demonstrações contábeis como ferramenta de suma importância no processo decisório em diversos níveis. Para isto, deverá aprender através das técnicas de análise a transformar os dados contidos nas demonstrações contábeis em informações, e emitir parecer sobre a situação econômica e financeira das empresas.

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Os estudantes deverão obter condições de: conhecer todas as demonstrações financeiras de maneira mais profunda, bem como elaborar análise baseadas nos dados fornecidos pelas demonstrações, transformando-os em informações úteis para tomadas de decisão. Compreender todas as variações decorrentes de operações econômicas e financeiras efetuadas pelos gestores da empresa. Aplicar as técnicas de análise aprendidas, a fim de diagnosticar, de forma eficaz, a situação econômica e financeira da entidade analisada. Analisar a entidade em relação ao mercado.

3. METODOLOGIA DE ENSINO

Exposições dialogadas, com a inclusão de plantões que objetivam reforçar os conteúdos ministrados.

Discussões estruturadas em grupo.

Debates e Seminários.

4. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Exercícios práticos. Trabalhos em grupo. Avaliações modulares em forma de provas, seminários e outros.

5. BIBLIOGRAFIA

5.1. BÁSICA

FREZATTI, Fábio. Orçamento Empresarial: planejamento e controle gerencial. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2000.

JORGE, Fauzi Timaço & MORANTE, Antônio Salvador. Administração Financeira: Decisões de Curto Prazo, Decisões de Longo Prazo. São Paulo: Atlas, 2007.

ROSS, Stephen A.; WESTERFIELD, Randolph W.; JORDAN, Bradford D. Princípios de Administração Financeira. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2002

5.2 COMPLEMENTAR

BRAGA, Roberto. Fundamentos e Técnicas de Administração Financeira. São Paulo: Atlas, 1995.

MORANTE, Antônio Salvador; JORGE, Fauzi Timaco. Administração Financeira: decisões de curto prazo, decisões de longo prazo, indicadores de desempenho. São Paulo: Atlas, 2009.

SANTI FILHO, Armando de; OLINQUEVITH, José Leônidas. Análise de Balanços para Controle Gerencial: enfoque sobre o fluxo de caixa e previsão de rentabilidade. São Paulo: Atlas, 1993.

SANVICENTE, Antônio Zoratto. Administração Financeira. São Paulo: Atlas, 1980.

ROSS, Stephen A.; WESTERFIELD, Randolph W.; JAFFE, Jeffrey F. Administração Financeira: corporate finance. São Paulo: Atlas, 2002.