ADM - Administração Financeira e Orçamentária I

Posição na Grade Curricular: 4º  período

Carga Horária: 80 horas aula

1. EMENTA (sumário resumo)

Visão geral da administração financeira. Análise do ponto de equilíbrio das operações. Estrutura financeira da empresa. Administração do capital de giro. Instrumentos de avaliação de desempenho financeiro. Financiamento de curto e longo prazo. Conceitos básicos e funções da administração financeira. Sistemas de informações financeiras. Administração do capital de giro. Financiamento de curto e longo prazos.  Abordagem de técnicas de pesquisa operacional aplicada. Viabilidade econômica e financeira. Análise de projetos de investimento para aquisição de ativo fixo: componentes, taxa interna de retorno, Payback, Valor Presente Líquido.

2. OBJETIVOS

2.1. OBJETIVO GERAL:

Ao final da disciplina, o aluno terá uma visão geral da administração financeira e orçamentária.

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Prover o aluno de informações para a administração financeira através de conceitos e técnicas atuais que possam otimizar a gestão, minimizando riscos e maximizando resultados.

Desenvolver a capacidade de reconhecimento e análise dos problemas financeiros, avaliação da situação econômico-financeira e gestão correta dos seus ativos. Definição, elaboração e administração do orçamento público integrado, bem como familiarização do aluno com os tópicos mais atuais da administração financeira.

3. METODOLOGIA DE ENSINO

Exposições dialogadas, com a inclusão de plantões que objetivam reforçar os conteúdos ministrados. Discussões estruturadas em grupo. Debates e Seminários.

4. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Avaliações práticas e teóricas. Atividades individuais e em grupo.

5. BIBLIOGRAFIA

5.1. BÁSICA:

JORGE, Fauzi Timaço & MORANTE, Antônio Salvador. Administração Financeira: Decisões de Curto Prazo, Decisões de Longo Prazo. São Paulo: Atlas, 2007.

ROSS, Stephen A.; WESTERFIELD, Randolph W.; JAFFE, Jeffrey F. Administração Financeira: corporate finance. São Paulo: Atlas, 2002.

ROSS, Stephen A.; WESTERFIELD, Randolph W.; JORDAN, Bradford D. Princípios de Administração Financeira. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2002.

5.2. COMPLEMENTAR:

BRAGA, Roberto. Fundamentos e Técnicas de Administração Financeira. São Paulo: Atlas, 1995.

FREZATTI, Fábio. Orçamento Empresarial: planejamento e controle gerencial. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2000.

MORANTE, Antonio Salvador; JORGE, Fauzi Timaco. Administração Financeira: decisões de curto prazo, decisões de longo prazo, indicadores de desempenho. São Paulo: Atlas, 2009.

SANTI FILHO, Armando de; OLINQUEVITH, José Leônidas. Análise de Balanços para Controle Gerencial: enfoque sobre o fluxo de caixa e previsão de rentabilidade. São Paulo: Atlas, 1993.

SOUZA, Alceu; CLEMENTE, Ademir. Decisões financeiras e análise de investimentos: fundamentos, técnicas e aplicações. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2006.