ADM - Administração de Materiais e Patrimônio

FPA028 - ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E PATRIMÔNIO

Posição na Grade Curricular: 5º período

Carga Horária: 40 horas aula

1. EMENTA (sumário resumo):

Relevância da gestão de materiais e patrimônio. Identificação de sistemas de gestão de materiais utilizando conceito de lote econômico, material estratégico ou estoque técnico. Conhecimento de políticas de compras de bens, de modalidades de licitações e aquisição de patrimônios imobilizados. Aplicação de políticas e técnicas para o controle de materiais e de patrimônio. Caracterização de bens patrimoniais. Organização de registros patrimoniais. Controle de procedimentos de baixa patrimonial. Identificação e aplicação de procedimentos de segurança patrimonial. Dimensionamento e Controle de Estoques. Armazenamento de Materiais. Movimentação de Materiais. Administração de Compras. Distribuição e Transporte. Terceirização.

2. OBJETIVOS:

2.1. OBJETIVO GERAL

Fazer com que os alunos dominem os principais conceitos da administração de materiais, patrimônio e logística e suas aplicações nas empresas.

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Identificar as causas da importância assumida pela gestão dos materiais e logística nas empresas.

Entender a influência da atividade logística no desempenho das empresas.

Desenvolver senso crítico na análise de alternativas de logística.

3. METODOLOGIA DE ENSINO

Exposições dialogadas, com a inclusão de plantões que objetivam reforçar os conteúdos ministrados.

Discussões estruturadas em grupo. Debates e Seminários.

4. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Relatórios e/ou exercícios práticos no decorrer do semestre.

Avaliação Prática: Seminários com temas a serem definidos.

Avaliação Teórica: Trabalho final.

5. BIBLIOGRAFIA

5.1. BÁSICA:

CHING, Hong Yuh. Gestão de estoques na cadeia de logística integrada: supply chain. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2001.

DIAS, Marco Aurélio P. Administração de materiais: uma abordagem logística. 4.ed. São Paulo: Atlas, 1993.

MOREIRA, Daniel Augusto. Administração da produção e operações. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.

5.2. COMPLEMENTAR:

BALLOU, Ronald H. Logística empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física. São Paulo: Atlas, 1993.

BOWERSOX, Donald J.; CLOSS, David J. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimento. São Paulo: Atlas, 2008.

DE MOURA, Cássia E. Gestão de Estoques: Ação e Monitoramento na Cadeia Logística Integrada. Editora: Ciência Moderna.

POZO, Hamilton. Administração de recursos materiais e patrimoniais: uma abordagem logística. São Paulo: Atlas, 2001.

SLACK, Nigel et al. Administração da produção. São Paulo: Atlas, 1997.