RH - Administração de Cargos e Salários

ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS

2o Semestre

Carga Horária Semanal:4 h/a                                   Carga Horária Semestral:80 h/a.

Objetivos:

O futuro Tecnólogo estará capacitado para atuar como gestor de cargos e salários de uma empresa.

Ementa:

Para que o aluno incorpore a competência estabelecida para esta disciplina, serão abordados os conteúdos seguintes: Introdução à gestão de cargos, conceitos e sua evolução; Modelos de desenho de cargos e técnicas de coleta de dados; Análise e descrição de cargos: especificação e titulação; Métodos quantitativos e qualitativos de avaliação de cargos; Avaliação de cargos e escolha dos fatores de avaliação; Grupos ocupacionais; Pesquisa salarial: objetivos, sua formulação, montagem e análise; Conceitos de salário e formas de composição da remuneração; Remuneração funcional: delineamento, descrições especificações e avaliação dos cargos; Estrutura de salários: pesquisa salarial e faixas; Remuneração estratégica: o composto da remuneração; Administração da remuneração fixa; Remuneração variável: por habilidades e por competências; Remuneração indireta: benefícios e incentivos; Política salarial e aspectos legais; Participação dos empregados nos lucros ou nos resultados das empresas; Planejamento individual de carreira; Sistema integrado de gestão de pessoas e estruturação de carreiras; Orientação para a empresa e para o mercado; Sistemas de carreira na organização; Estruturas de carreiras e critérios de movimentação; Relações Étnico-raciais.

Básica

BRASIL. Consolidação das Leis do Trabalho (CLT): Decreto-Lei n. 5.452, de 02/05/2943, atualizado e acompanhado de Legislação Trabalhista Especial, Súmulas, Enunciados e Índices. 32. Ed. São Paulo: Saraiva 2005. Obra coletiva de autoria da Editora Saraiva com a colaboração de Antonio Luiz de Toledo Pinto, Marcia Cristina Vaz dos Santos Windt e Lívia Cespedes.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004

CHIAVENATO, Idalberto. Remuneração, benefícios e relações de trabalho, 6 ed. Barueri: Manole, 2009.

Complementar

BERNARDO, João. Transnacionalização do capital e fragmentação dos trabalhadores: ainda há lugares para os sidindicatos? 1 ed. São Paulo: Boitempo, 2000. (Mundo do Trabalho)

LAIMER, Adriano Guedes. O Novo Papel dos Sindicatos. 1ª ed. LTR. 2003.

POCHMANN, Marcio. O emprego na globalização: a nova divisão internacional do trabalho e os caminhos que o Brasil escolheu. 1ª ed. São Paulo: Boitempo, 2005. Mundo do Trabalho

PEARSON, Academia. Administração de Recursos Hunanos. 1ª ed. São Paulo: Pearson, 2010.

BRASIL. Ministério da educação. Orientações e ações para a Educação das Relações Étnico-raciais. Brasília: SECAD, 2006.