RH - Administ de Pessoal, Banco de Dados e Auditoria

 

RH - Administ de Pessoal, Banco de Dados e Auditoria

 

 

ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL, BANCO DE DADOS E AUDITORIA

3o Semestre

Carga Horária Semanal:2 h/a                                   Carga Horária Semestral:40 h/a

Objetivos:

O futuro tecnólogo estará capacitado para realizar toda a rotina da área de pessoal, bem como terá tido contato com as técnicas básicas de auditoria em gestão de pessoas, e estará preparado para gerir o banco de dados de recursos humanos da organização.

Ementa:

Para que o aluno incorpore a competência estabelecida para esta disciplina, serão abordados os conteúdos seguintes: Rotinas de Admissão, cadastro de pessoal, folha de pagamento, controle de frequência e demissão de empregados; Turnover e absenteísmo; Gestão de informações em recursos humanos: sistema de informações funcional e gerencial como estratégia de modernização nos processos de gestão de pessoas; Sistema de auditoria, avaliação e monitoria nos processos de Recursos Humanos; Relações Étnico-raciais.

Básica

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

OLIVEIRA, Aristeu de. Cálculos trabalhistas: folha de pagamento, vale transporte, férias, rescisão de contrato de trabalho, décimo terceiro  salário e contribuição sindical. 8ª ed. São Paulo: Atlas, 1999.

CHIAVENATO, Idalberto. Remuneração, benefícios e relações de trabalho, 6 ed. Barueri: Manole, 2009.

Complementar

HUBERMAN, Leo. História da riqueza do homem. 20ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 1986. Waltensir Dutra (Tradução).

OLIVEIRA, Aristeu de. Manual de prática trabalhista: 41ª ed. São Paulo: Atlas, 2007.

BRASIL. Consolidação das Leis do Trabalho (CLT): Decreto-Lei n. 5.452, de 02/05/2943, atualizado e acompanhado de Legislação Trabalhista Especial, Súmulas, Enunciados e Índices. 32. Ed. São Paulo: Saraiva 2005.

PEARSON, Academia. Administração de Recursos Hunanos. 1ª ed. São Paulo: Pearson, 2010.

BRASIL. Ministério da educação. Orientações e ações para a Educação das Relações Étnico-raciais. Brasília: SECAD, 2006.