09/06/2013

Visita alunos FIPEN: Museu Afro Brasileiro 09/06/2013

Os alunos da FIPEN realizaram no dia 09/06/2013 uma visita ao Museu Afro Brasil, que está localizado no Parque do Ibirapuera. A visita foi monitorada por educadores do Museu e teve duração de três horas.  Os alunos tiveram a oportunidade de ampliar os conhecimentos sobre a cultura Afro Brasil e compreendê-la nas suas diferentes perspectivas: África: diversidade e permanências: a arte e a cultura de algumas populações africanas;  Trabalho e escravidão: tecnologia e conhecimento africano nos âmbitos rural e urbano; As religiões afro-brasileiras: dimensões da espiritualidade africana no Brasil;  Festas: o sagrado e o profano: as várias festas brasileiras relacionadas a herança africana;  História e Memória: personalidades afrodescendentes no Brasil e Artes Plásticas: a mão afro-brasileira: artistas negros e mestiços na produção da arte brasileira. Os alunos puderam realizar comparações e discussões, conhecer mais profundamente os valores presentes na sociedade brasileira e contemplar o acervo artístico presente no espaço.

O Museu Afro Brasil é uma instituição pública fomentada pelo Governo do Estado de São Paulo. Possui um espaço amplo para exposições dos acervos permanentes e itinerantes, contando com mais de 5 mil obras. O acervo artístico, histórico e etnológico oferece ao visitante um novo olhar para o universo da cultura Afro, além de possibilitar a compreensão da influência dessa cultura no território brasileiro.