12/04/2012

Revista Hermes recebe certificação Qualis

A Revista Científica Hermes da FIPEN (Faculdade Instituto Paulista de Ensino) recebeu da CAPES (Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) a Certificação Qualis, que refere-se a um conjunto de procedimentos utilizados pela CAPES para a estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. A Qualis afere a qualidade dos artigos e de outros tipos de produção por meio da verificação e análise da qualidade dos veículos de divulgação da produção.

A CAPES é uma agência de fomento à pesquisa brasileira, que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados do país. A CAPES oferece a certificação com o objetivo de aferir a qualidade das produções científicas. “Esse processo foi idealizado para atender as necessidades específicas do sistema de avaliação e é baseado nas informações fornecidas por meio de um aplicativo de coleta de dados, chamado WebQualis, que permite a classificação e consulta à Qualis das áreas”, explica o professor do curso de Administração da FIPEN, Fernando Almeida.

A Revista Hermes é um periódico semestral de difusão científica de caráter multidisciplinar, que tem como objetivo publicar pesquisas de reconhecido rigor teórico, relevância intelectual e científica na área das Ciências Sociais Aplicadas. “Estamos na sexta edição e os professores e alunos tem participado. Uma Revista Científica para ter qualidade, entre outros fatores, exige a participação de público externo, também. Logo, temos recebido, inclusive, artigos de docentes e alunos externos” comemora o professor.

Os autores interessados em publicar seus artigos na Revista Científica Hermes devem seguir as instruções aos autores disponíveis no site da revista. De acordo com a profa. Maria Lucia Gili Massi, coordenadora da FIPEN, os textos são encaminhados ao corpo de revisores que aprovam ou rejeitam os artigos seguindo critérios técnicos. Os interessados devem ler o edital de chamada de artigos, disponível no Site da Revista Hermes. O e-mail para encaminhamento dos artigos é: hermes@fipen.edu.br .

Mais informações estão disponíveis no site da CAPES.