22/10/2014

Resultado do Simulado das Eleições 2014

Na semana do dia 15 a 19 de setembro, o Colégio Anglo Leonardo da Vinci realizou a simulação das eleições para Presidente e Governador com os alunos das cinco unidades – Alphaville, Granja Viana, Osasco, Taboão da Serra e Vila São Francisco – e na Faculdade Fipen e curso do Pronatec.

A simulação não tem o objetivo de mostrar quais os candidatos e partidos preferidos/ escolhidos para nosso governo e sim de exercer a cidadania, de incentivar os alunos a serem participativos e desenvolverem suas responsabilidades como cidadão.

Para os alunos da Faculdade e Cursos Técnicos o interessante é gerar a discussão sobre o assunto, para refletirem sobre seus conceitos e como avaliar melhor suas escolhas.

O que é cidadania?

Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na constituição.

Os direitos e deveres de um cidadão devem andar sempre juntos, uma vez que ao cumprirmos nossas obrigações permitimos que o outro exerça também seus direitos.

Exercer a cidadania é ter consciência de seus direitos e obrigações e lutar para que sejam colocados em prática. Exercer a cidadania é estar em pleno gozo das disposições constitucionais. Preparar o cidadão para o exercício da cidadania é um dos objetivos da educação de um país.

A Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988, pela Assembleia Nacional Constituinte, composta por 559 congressistas (deputados e senadores), consolidou a democracia, após longos anos da ditadura militar no Brasil. Em seus artigos 5º e 6º estabelece os deveres e direitos do cidadão:

Deveres do cidadão

•    Votar para escolher os governantes;
•    Cumprir as leis;
•    Educar e proteger seus semelhantes;
•    Proteger a natureza;
•    Proteger o patrimônio público e social do País.

Direitos do cidadão

•    Direito à saúde, educação, moradia, trabalho, previdência social, lazer, entre outros;
•    O cidadão é livre para escrever e dizer o que pensa, mas precisa assinar o que disse e escreveu;
•    Todos são respeitados na sua fé, no seu pensamento e na sua ação na cidade;
•    O cidadão é livre para praticar qualquer trabalho, ofício ou profissão, mas a lei pode pedir estudo e diploma para isso;
•    Só o autor de uma obra tem o direito de usá-la, publicá-la e tirar cópia, e esse direito passa para os seus herdeiros;
•    Os bens de uma pessoa, quando ela morrer, passam para seus herdeiros;
•    Em tempo de paz, qualquer pessoa pode ir de uma cidade para outra, ficar ou sair do país, obedecendo a lei feita para isso.

Fontes: http://www.significados.com.br/cidadania/

Resultados da simulação:

Alphaville

Presidente: Aécio Neves

Granja Viana

Presidente: Aécio Neves

Osasco, Vila São Francisco, Fipen e Pronatec

Presidente: Marina Silva

Taboão da Serra

Governador: maior índice foram votos em branco e o candidato com maior número de votos foi Maringoni
Presidente: Luciana Genro