28/06/2010


Palestra: Marketing Pessoal

Palestra: Marketing Pessoal

Docente: Prof. Marcos Antonio Maia de Oliveira (prof.marcosmaia@gmail.com)

Mini currículo: Professor Universitário e Consultor Empresarial. Membro do Grupo de Excelência Cadeias Produtivas e Logística Empresarial do CRA-SP (Conselho Regional de Administração de São Paulo/SP). Doutorando em Administração pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Administração/PMDA da UNINOVE (Universidade Nove de Julho). Mestre em Administração pela UNICID (Universidade Cidade de São Paulo) em 2005. Graduação em Administração pela Faculdade de Administração das Faculdades Metropolitanas Unidas (1983); Graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco (1992); Formação Pedagógica em Matemática pelo Centro Universitário FIEO (Fundação Instituto de Ensino Para Osasco) em 2001 e Pós-Graduação em Logística pela UNICID em 2010.

Objetivo: Conscientizar os participantes quanto à necessidade do marketing pessoal como competência para administrar o “Eu SA”.

População-alvo e pré-requisitos para participação: Profissionais preocupados com o “Eu SA”.

Carga horária: 2 horas

Horário: 19:00 às 21:00h.

Data: 28/06/2010

Local: Auditório do FIPEN - Rua Euclides da Cunha, 377 – Centro – Osasco – SP.

 

Conteúdo programático:

  • Definindo Marketing Pessoal;
  • Autoconfiança, entusiasmo e chaves para o sucesso;
  • Conhecimento, habilidades e competências;
  • A Inteligência Emocional.

 

RESUMO DA PALESTRA: 

Definição de Marketing:

Conjunto de estratégias para colocar no mercado um produto ou serviço.

Definição de Marketing Pessoal:

Capacidade individual de atrair e manter relacionamentos pessoais e profissionais.

Melhorar a imagem pessoal.

Desenvolver habilidades de percepção, convívio pessoal, social e profissional.

Modificar comportamento e forma de agir visando melhor posicionamento no mercado, no ambiente de trabalho.

Desenvolver técnicas para divulgar sua imagem, suas competências e usar seus contatos para chegar onde quer.

Como se comportar em uma entrevista:

Quando fazemos uma entrevista de emprego, é bom ir preparado; conhecer um pouco sobre a empresa.

Antes da entrevista, leia sobre a empresa, entre em seu site, conheça seus produtos. Isso pode ajudar na hora da seleção!

Se conheça para saber adaptar suas características. Não adianta “montar um personagem”, pois você não conseguirá ficar nele o tempo todo.

Controle o que as pessoas percebem em você através da eficiente comunicação de seus atributos, habilidades e competências.

Nunca minta em seu currículo! Fale sempre o que sabe, no limite que sabe, pois quando for cobrado, mentir pode ir contra você!

Definição de Etiqueta - Código de relacionamento que permite viver em harmonia dentro de um ambiente de trabalho, passando a ser um conjunto de pquenas regras éticas.

Etiqueta Social - Usada em casa, no clube, na igreja, no shopping...

Etiqueta Empresarial - Praticada no ambiente de trabalho, em reuniões, feiras, eventos...

Etiqueta Cerimonial - Praticada em cerimônias oficiais, com pessoas públicas.

Atitudes de pessoas educadas e elegantes no ambiente empresarial:

Seja discreto.

Fale em bom tom.

Mantenha a pontualidade.

Não fale dos concorrentes.

Não critique colegas de trabalho.

Conheça o segmento da empresa com quem fará uma reunião.

Avise, caso haja um possível atraso.

Não masque chiclete durante uma reunião (parece bobagem, mas ainda há pessoas que cometem essa gafe!).

Não atenda o celular no meio de uma reunião (e muito cuidado com os tipos de toque que usa!)

Não faça críticas sobre a empresa que trabalha em reuniôes externas.

Atitudes de pessoas educadas e elegantes nas refeições:

Não atrase!

Não fume ou beba bebidas alcoólicas.

Não conte piadas (nem pro garçon!).

Não reclame da comida ou do local (ainda mais se você for o convidado!).

Não palite os dentes (caso seja necessário, faça isso no banheiro).

Não coma muito nem peça tudo o que “acha” que tem direito.

Na hora que for ao banheiro, não fale de assuntos que estavam sendo tratados à mesa.

Não use roupas esporte ou extremamente sociais.

Não deixe de fazer a barba ou cortar as unhas!

Expressões corporais

Ter firmeza e segurança nas palavras.

Apertar a mão com firmeza e manter o olhar direto nos olhos das pessoas.

Caso esteja falando para diversas pessoas, escalonar o olhar, ou seja, distribua a sua atenção entre os ouvintes.

Em pé ou sentado, mantenha a elegância da postura e firmeza.

Observe sempre:

Vista-se com cores discretas (preto, azul, cinza).

Para as mulheres, maquiagem sempre, mas com discrição.

Bolsa e pasta sempre arrumadas.

Sapatos discretos e limpos.

Os cabelos femininos devem estar sempre arrumados ou presos; as unhas, feitas e cortadas.

Brincos ou acessórios discretos e nada de decotes.

Vestidos são permitidos às mulheres, no verão, ms devem ser discretos e sem decotes.

Modernidade, atualidade e simplicidade.

Equívocos:

Cuidado com “dicas e macetes” de como se vestir para não sair de sua personalidade.

Não encare sucesso como sinônimo de dinheiro e bens.

Cuidado ao contratar um consultor pessoal e encomendar-lhe uma máscara de pessoa bem sucedida para não ficar artificial demais.

Conhecimento é algo que se adquire e se compartilha!

Considerações finais:

Retorno financeiro é consequencia do seu trabalho de marketing pessoal.

O marketing pessoal busca recriar a cada instante, coloca excelência em tudo o que se realiza.

A pessoa deve esculpir-se para ser um “produto” de qualidade, ter habilidades e conhecimentos para, depois, “vender-se”. É preciso mostrar que você é a pessoa ideal.

No marketing, são considerados quatro “P's”: Produto, Promoção, Preço e Ponto.

Faça as seguintes perguntas a você mesmo:

Você pode dizer que é um produto que atende uma necessidade específica?

Você pode dizer que faz a promoção das suas qualidades?

Você pode dizer que tem um valor/ preço de mercado?

Você pode dizer que tem um “ponto” de trabalho?

O objetivo do marketing pessoal é o sucesso.

Coloque-se objetivos e metas alcançáveis.

É preciso ter paz de espírito, procurar a inexistência de tensão.

Sucesso não é medido pela posição que se alcança na vida; é medido pelos obstáculos que se supera!

Planeje seu futuro, defina metas para alcançar. Esteja sempre comprometido!

Na vida, temos que tomar muitas decisões; umas fáceis, outras difíceis. A maior parte dos erros que cometemos não se devem a ações erradas. Se devem a indecisões. Temos que conviver com as consequências das nossas decisões. E isto é arriscar! Tudo é um risco!

Não se arrependa de nada, mas faça os ajustes necessários. Seja persistente!

Sempre batalhe, busque seu reconhecimento profissional e tenha sempre novos objetivos. 




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