10/09/2010

Palestra: formação dos recursos humanos no crescimento

Palestrante: Ruy Soares de Barros

Contatos: 0800-570-0800/ 3682-7100/ ruysb@sebraesp.com.br

Mini currículo: Formado em Administração e Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi, com Especialização em Organização Estratégica de Negócios pela H.U. de Chicago USA, MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Instituto de Administração – USP. Executivo do McDonald´s Corporation, Grupo RA Catering, Rede de Franquias Ambev. Atualmente, atua como consultor no SEBRAE-SP.

Data: 10/09/2010

Horário: 20h às 21h30

Local: Auditório da ACEO - Av. Dionísia Alves Barreto, 701 - Bela Vista – Osasco – SP.

Resumo da Palestra:

As empresas estão crescendo e as competências das pessoas estão cada vez mais requeridas.

“Bolas de Taylor” - experimento que mostrou que as pessoas trabalhavam melhor por seleção de competências. Por meio desse experimento, mostrou-se que, capacitando as pessoas, aumenta-se a produtividade.

Henry Ford usou esse método para criar a linha de montagem para a produção de seus carros. Quem tinha habilidade para uma função, era colocado para executar somente aquela função. Com isso, começou a vender mais carros e o salário das pessoas foi aumentado.

Talento, em grego, significa dinheiro. Talento está ligado às pessoas e às suas qualidades. Cada pessoa tem o seu! O profissional precisa ter atitude empreendedora, mesmo quando são empregados. Isso faz a diferença na hora de conduzir sua carreira na empresa. As empresas precisam de profissionais comprometidos. As empresas estão buscando conciliação com seus colaboradores.

O novo modelo de gestão de pessoas requer transparência, formas de encaminhamento e remuneração, novos processos de comunicação e espaço para as pessoas assumirem mais responsabilidades.

Nunca ache que você já aprendeu tudo. Sempre busque atualização.

As empresas buscam talentos competentes, que saibam agir, compreender, assumir responsabilidades.

Competência é uma atutide, um ato. São as habilidades necessárias e o conhecimento, além de atitude para fazer as coisas acontecerem.

Tipos de competência: lidar com pessoas, tecnologia e informação.

Temos que ter conhecimento de nós mesmos, nos compreender para podermos nos desenvolver.

Qual o perfil do profissional contemporâneo? Ousado (quebrar paradigmas), Planejado (alocar recursos), Comunicador (obter feedback), Flexível (aceitar mudanças), Focado (ter direção e foco), Sinérgico (somar valores), Criativo (inovar, adaptar), e com Visão de custos (administrar recursos).

Relacionamento interpessoal – é preciso ter, mesmo que você saiba que tem mais conhecimento que o outro.

Competências mais valorizadas: Visão Sistêmica e Holística, Abertura para Mudanças, Sustentabilidade, Poder de Análise, Disciplina, Sociabilidade, Habilidades de Negociação, Assertividade, Empreendedorismo, Domínio de Novos Idiomas.

Como comprometer um colaborador com a empresa? Cada vez mais as pessoas não buscam somente um determinado fim no trabalho. Querem um ambiente de trabalho bom e que inspirem confiança. Seu chefe deve ser como um coaching. Colaboradore talentosos necessitam de grandes gestores para ase comprometer com seu trabalho. Somente eles motivam e retêm talentos atualmente, com a chegada da Geração Y.

O bom gestor confia no seu time, tem ideias claras e sabe trabalhar em equipe.

A equipe, quando falha, é como se todos os seus mebros falahssem. Quando ganha, todos também ganham. Uma empresa só cresce quando todos crescem juntos.

É preciso não se acomodar, construir relacionamento interpessoal e cuidar da comunicação.

Precisamos ajudar os outros a crescer para crescermos juntos